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Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas
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Desde o início do calendário de pagamento do IPVA 2017, em fevereiro deste ano, mais de 130 mil contribuintes regularizaram o imposto, por meio de pagamento em cota única, e 13,2% optaram pelo parcelamento, o que equivale a cerca de 81 mil pessoas. O valor pode ser parcelado em até 6 vezes, inclusive os débitos retroativos.

 

Agora em abril, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) iniciou a terceira etapa do calendário, oportunizando aos proprietários de veículos automotores e de motocicletas, com placas de finais 5 e 6, a quitação da primeira parcela do valor ou, ainda, a possibilidade de efetuar o pagamento integralmente, até o dia 28 de abril.

 

O valor mínimo de cada parcela não pode ser inferior a R$ 100, conforme orientações publicadas no Diário Oficial do Estado.

 

As guias para pagamento do imposto são entregues nos endereços cadastrados, de acordo com as numerações finais das placas, e podem ser emitidas no site da Sefaz, com o fornecimento de dados do Renavam e da placa do veículo. Também é possível solicitar a emissão dos boletos no bloco administrativo da Sefaz em Jacarecica.

 

Para obter outras informações o cidadão pode consultar a Cartilha IPVA 2017 e entender melhor como o imposto é calculado, conhecendo os detalhes sobre descontos, prazos e alíquotas no Estado de Alagoas.

 

Como parcelar débitos retroativos

 

O contribuinte pode solicitar este tipo de parcelamento em até seis vezes e de modo presencial, em uma das Centrais de Atendimento Já!. Na oportunidade, ele deve estar munido com identidade, CPF, comprovante de residência, CRLV – Porte Obrigatório e CRV – Recibo de transferência. No sistema online, ele deve acessar a aba “anteriores” e verificar as pendências listadas.

 

Calendário do IPVA 2017

 

28/04/2017 - Placas de final 5 e 6

31/05/2017- Placas de final 7 e 8

30/06/2017 - Placas de final 9 e 0

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) leva ações de educação fiscal, tributação e finanças, aos municípios de Murici e União dos Palmares, durante mais uma edição do Governo Presente, no dia 7 de abril. A finalidade é aproximar o órgão e seus gestores da sociedade, além de promover cidadania à rede pública de ensino.

 

As atividades se iniciam pela manhã no município de Murici, com solenidade de abertura que acontece às 8h30, no Assentamento Dom Hélder Câmara. Ainda na cidade, às 10h, haverá uma palestra sobre Educação Fiscal para cerca de 450 crianças da Escola Municipal Astolfo Lopes, localizada no conjunto de mesmo nome. Na ocasião a primeira-dama, Renata Calheiros, distribuirá lanches e brinquedos, frutos de apreensões do Fisco alagoano em operações de combate a sonegação fiscal.

 

Também às 10h acontece mais um Fórum Permanente ‘A Sefaz e A Sociedade’ onde serão abordados os temas Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), para contadores, advogados, despachantes e comerciantes locais. Já às 11h, haverá palestras sobre Educação Financeira e Projeção de Receitas do ano, temáticas voltadas para servidores públicos. Ambas serão debatidas no auditório do Instituto Federal de Murici.

 

Ainda na sexta-feira (07), a cidade de União dos Palmares se torna sede de uma edição especial do sorteio da Nota Fiscal Cidadã, que pela primeira vez é realizado fora da capital alagoana. A oportunidade acontece às 14h30, na Organização Mirim de União dos Palmares e contará com a participação de todas as entidades cadastradas no programa, bem como da primeira-dama, Renata Calheiros.

 

Às 15h, os palmarinos também recebem o Fórum Permanente ‘A Sefaz e a Sociedade’, bem como, às 16h, apresentações sobre as mesmas temáticas abordadas em Murici, sobre finanças. Ambos serão realizados no auditório da prefeitura de União.

Informações adicionais

  • Chapéu GOVERNO PRESENTE
  • Bigode Na ocasião, ocorrerá edição especial de sorteio da Nota Fiscal Cidadã, realizado pela primeira vez fora de Maceió
  • Repórter Isabelle Monteiro e Tatyane Barbosa

Ainda dá tempo para que os servidores públicos do Poder Executivo alagoano que não realizaram a atualização cadastral nas agências da Caixa realizem o procedimento sem correr o risco de terem seus salários suspensos já no próximo mês. O novo prazo definido pelo Governo do Estado vai até esta sexta-feira (7). Cerca de 5 mil colaboradores não atenderam a primeira convocação e, por isso, devem se regularizar. 

 

Diferentemente do período inicial, desta vez não é necessário fazer nenhum tipo de agendamento prévio. Basta que o servidor procure a sua agência da Caixa e realize a atualização cadastral. No ato do atendimento, é importante ter em mãos originais e cópias de um documento oficial de identificação com foto, CPF, comprovante de residência com CEP válido, além de contracheque ou documento que contenha a matrícula e o número de ordem.

 

De acordo com o secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques Santos, a atualização cadastral junto à Caixa Econômica Federal é necessária para todos os tipos de contas vinculados ao recebimento dos salários e benefícios provenientes do governo estadual. 

 

“Aproximadamente 70 mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas, fizeram a atualização obrigatória no prazo inicial estabelecido pelo Governo do Estado. No entanto, identificamos um quantitativo grande de colaboradores que precisam se regularizar. É fundamental que esses servidores procurem a Caixa até o dia 7 de abril para fazer a atualização”, explica Marques. 

 

Ainda de acordo com a portaria publicada pelo Estado, para os casos em que servidores aposentados ou pensionistas sejam representados por meio de tutela ou curatela, a atualização cadastral deve ser realizada, exclusivamente, na Alagoas Previdência ou na Seplag, conforme vínculo ativo. Pensionistas menores de 18 anos devem estar acompanhados por um dos pais no ato da atualização cadastral.

 

Servidores impossibilitados de locomoção poderão solicitar, por meio de procurador, visita domiciliar de representante da Alagoas Previdência ou Seplag.

 

 

Empresas que ainda não entregaram a Declaração de Atividade do Contribuinte (DAC) e a Escrituração Fiscal Digital (SPED) à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AL) têm até esta terça-feira (4) para se regularizar.

 

Desde agosto de 2016, o Fisco publica editais de convocação e informativos sobre a necessidade de entrega das obrigações tributárias acessórias. Das mais de sete mil empresas restantes desde o edital GECAD nº 164/2017, publicado em fevereiro, no Diário Oficial, apenas 359 se regularizaram junto à Fazenda.

 

Para a prestação de contas não é preciso comparecer presencialmente à Sefaz. Toda a documentação pode ser enviada pela web. Após a entrega, a cobrança de multa é cessada e seu pagamento pode ser efetuado posteriormente. Um desconto de 80% está sendo oferecido para os contribuintes que concluírem o processo até esta terça-feira (4).

 

Os contribuintes que não enviarem os documentos omissos terão suas inscrições estaduais consideradas inaptas. Após isso, é necessário a abertura de um processo com pedido de reativação.

 

Para o envio das obrigações acessórias ou acesso a mais informações basta acessar o Portal do Contribuinte, no site da Sefaz. Ligando para o Call Center, no 0800 284 1060, também é possível sanar dúvidas.

Informações adicionais

  • Chapéu ÚLTIMA CHANCE
  • Bigode Das mais de sete mil que ainda devem documentos ao Fisco, apenas 359 se regularizaram; entrega de arquivos omissos deve ser feita pela web
  • Repórter Texto de Felipe Miranda

Após identificar a não atualização cadastral bancária de quase 5 mil servidores públicos estaduais, o Governo de Alagoas dará início, nesta segunda-feira (3), a um novo prazo para que os servidores que não atenderam à primeira convocação realizem a atualização das contas salários na Caixa Econômica Federal, conforme solicita a Resolução nº 3.402 do Banco Central.

 

De acordo com o novo calendário, os servidores terão que realizar o procedimento entre os dias 3 e 7 de abril nas agências da Caixa em que possuem suas contas salários.

 

"A atualização cadastral junto à Caixa Econômica Federal é necessária para todos os tipos de contas vinculados ao recebimento dos salários e benefícios provenientes do governo estadual. Foi verificada a necessidade da ampliação do prazo e, por isso, o Governo de Alagoas decidiu estender esse período. É importante que os servidores que não realizaram o procedimento, procurem a Caixa entre os dias 3 e 7 para fazer a atualização", explica o secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques Santos. 

 

Diferentemente do período inicial, desta vez não será necessário realizar agendamento prévio. Basta que o servidor procure a sua agência da Caixa e realize o procedimento. No ato do atendimento, é importante ter em mãos originais e cópias de um documento oficial de identificação com foto, CPF, comprovante de residência com CEP válido, além de contracheque ou documento que contenha a matrícula e o número de ordem. 

 

Servidores que estiverem fora de Alagoas poderão proceder a atualização sem agendamento prévio, em qualquer agência da Caixa Econômica Federal do país.

 

Para os casos em que servidores aposentados ou pensionistas sejam representados por meio de tutela ou curatela, a atualização cadastral deve ser realizada, exclusivamente, na Alagoas Previdência ou na Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), conforme vínculo ativo. Pensionistas menores de 18 anos devem estar acompanhados por um dos pais no ato da atualização cadastral.

 

Servidores impossibilitados de locomoção poderão solicitar, por meio de procurador, visita domiciliar de representante da Alagoas Previdência ou Seplag.

 

Atualização

De acordo com os números oficiais do Governo, aproximadamente 70 mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas, fizeram a atualização obrigatória no prazo inicial estabelecido pelo Governo do Estado.

 

Desta vez, os servidores que não realizarem o procedimento dentro do novo calendário terão seus salários suspensos até a devida regularização, como definido pela Portaria nº 2.028/2017, publicada no Diário Oficial (DOE/AL) desta segunda-feira (3).

Informações adicionais

  • Chapéu ATUALIZAÇÃO DE DADOS
  • Bigode Servidores que não atenderam a primeira convocação poderão fazer o procedimento entre os dias 3 e 7 de abril nas agências da Caixa
  • Repórter Igor Gouveia

Desde que foi implementada no município de Porto Calvo, cidade localiza a 80 km da capital, a unidade do Já! tem sido fundamental para a descentralização de serviços públicos em uma região que cresce cada vez mais.  Somente no último ano, foram quase 10 mil atendimentos realizados para os moradores dos sete municípios circunvizinhos. 

 

Com prestação de serviços de sete órgãos, o posto da Central de Atendimento ao Cidadão Já! do município oferece um espaço amplo e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Via AL-101 Norte.

 

“As Centrais de Atendimento ao Cidadão Já! são uma das prioridades da gestão de Renan Filho. Temos buscado, cada vez mais, trabalhar na consolidação das unidades de atendimento, não só na capital, mas também no interior do Estado. O Já! de Porto Calvo favorece e facilita a vida de todos os cidadãos moradores da região Norte, oferecendo importantes serviços”, explica o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques Santos.

 

Conforme os números da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC), vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), entre os serviços mais procurados na unidade estão os da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Secretaria do Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).

 

“De modo geral, as Centrais trabalham ainda com o intuito de proporcionar o acesso do cidadão alagoano aos serviços públicos, das esferas estadual, municipal e federal, reunidos em um mesmo espaço, de forma integrada, bem como ampliar o acesso do cidadão às informações e aos serviços públicos”, completa a assessora especial da SAC, Cristina Guimarães. 

 

No Já! de Porto Calvo é possível encontrar ainda serviços do Procon, Instituto de Identificação, Junta Comercial,  Junta Militar, Sala do Empreendedor e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). 

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  • Chapéu SERVIÇOS
  • Bigode Localizada na região Norte de Alagoas, unidade contempla mais de sete municípios, atendendo centenas de pessoas por mês
  • Repórter Igor Gouveia

Refletir sobre a gestão democrática dos recursos públicos e ampliar conhecimentos sobre tributação são alguns dos objetivos da disciplina de Educação Fiscal, implantada em apenas três centros acadêmicos em todo o país. Nesta terça-feira (28), representantes do Programa de Educação Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AL) estiveram no campus da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) de Arapiraca para uma cerimônia de celebração. Alagoas acaba de se tornar o terceiro Estado do país e segundo do Nordeste a implantar a matéria na grade curricular do ensino superior.

 

“É uma vitória importante para o curso de Ciências Contábeis, e que deve se expandir para outros. Queremos incluir a disciplina em Direito e Economia também”, explica a gerente do Programa de Educação Fiscal da Sefaz, Glácia Tavares. Além de São Paulo, apenas a Paraíba possui Educação Fiscal em ementas de ensino. “A Uneal dá um passo importante agora. O ano letivo teve início logo após o Carnaval, mas a matéria começa a fazer parte do currículo desde já.”

 

O responsável pelas aulas na Uneal de Arapiraca será o professor Anderson Barros, coordenador do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) do município.

 

No segundo semestre, um seminário de Educação Fiscal deve ser promovido pela Sefaz em parceria com a Uneal. “Foi um pedido do próprio vice-reitor e já estamos nos planejamentos para o projeto”, explica Glácia. A ideia é ofertar uma programação que contemple todos os estudantes da universidade. “Será um evento amplo e diversificado.” A previsão é para o segundo semestre.

 

Estiveram presentes na cerimônia o vice-reitor da Uneal de Arapiraca, Clébio Correia de Araújo, a pró-reitora de Planejamento e Gestão da Uneal, Rejane Viana, o diretor da Receita Federal, Plínio Feitosa, a representante da Educação Fiscal na Receita Federal, Valéria Bezerra, e o coordenador pedagógico do Programa de Educação da Fiscal da Sefaz, Yuri Miranda.

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  • Chapéu INOVAÇÃO
  • Bigode Em Arapiraca, Universidade Estadual de Alagoas terá disciplina ministrada por Anderson Barros, coordenador do Núcleo de Apoio Fiscal do município
  • Repórter Felipe Miranda

Microempreendedores individuais (MEI’s) que ultrapassaram o limite de receita bruta anual de R$ 60 mil possuem até o dia 23 de abril para regularizar a sua situação junto à Secretaria de Estado de Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL). Em 23 de fevereiro, um edital publicado no Diário Oficial listou cerca de 600 contribuintes optantes pelo Simples Nacional que tiveram suas inscrições estaduais suspensas, convocando-os para que migrassem para a categoria correta.  Caso isso não ocorra dentro do prazo, as inscrições serão consideradas inaptas e a comercialização de mercadorias estará proibida.

Segundo o gestor do Simples Nacional em Alagoas, Marcio Maciel, apenas 43 empresas procuraram informações nesse primeiro mês de regularização. "O número é baixo quando se considera as mais de 500 que ainda não se pronunciaram", ressalta.

Todos os contribuintes divulgados no edital adquiriram número que ultrapassa o permitido por lei para a categoria, prova que a maioria desses empreendedores precisa migrar para a condição de Microempresa ou até Empresa de Pequeno Porte.

Criado em 2008, o MEI permitiu que trabalhadores autônomos saíssem da informalidade, usufruindo de benefícios como a emissão de notas fiscais e o financiamento em bancos públicos. A condição para se encaixar na categoria é que o faturamento anual não passe de R$ 60 mil e que o contribuinte não tenha participação em outra empresa como sócio ou titular.

Para se regularizar é preciso que o contribuinte acesse o portal do Simples Nacional, selecione a opção de desenquadramento e anexe todas as PGDAS-D até o mês de fevereiro e a DEFIS anual referente ao período de contribuição. Em seguida, deve-se emitir o DAS integral ou aderir ao parcelamento e preencher o anexo I da Instrução Normativa SEF nº 09/2012 (Resumo do Livro Caixa), além do anexo XII da Resolução CGSN nº 94/2011 (Relátório Mensal de Receitas Brutas).

Após protocolar o processo em qualquer repartição fiscal, juntamente ao pedido de reativação da inscrição estadual, o contribuinte deve solicitar o encaminhamento dos pedidos para a Assessoria Especial do Simples Nacional.

Para mais informações você pode acessar o site da Sefaz http://www.sefaz.al.gov.br/ ou ligar para o Call Center em 0800 284 1060.

Informações adicionais

  • Chapéu REGULARIZAÇÃO
  • Bigode Com inscrições suspensas desde fevereiro, MEI’s que tiveram faturamento anual superior a R$ 60 mil precisam solicitar desenquadramento na categoria
  • Repórter Felipe Miranda
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