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Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas
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O Governo de Alagoas libera neste sábado (11) os salários de fevereiro dos servidores inclusos na segunda faixa salarial, correspondente aos vencimentos acima de R$ 2.340,00. Com o cumprimento do calendário padrão de pagamento, o Estado figura entre os que seguem mantendo em dia as obrigações com o funcionalismo público.

 

Mais de 60% dos servidores estaduais receberam seus salários no dia 24 de fevereiro, data em que houve a liberação dos vencimentos da primeira faixa.

 

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) lembra ainda que, para evitar a suspensão dos salários, os servidores estaduais ativos, inativos e pensionistas devem realizar a atualização cadastral de suas contas-salário até o dia 15 de março.

 

A suspensão de salários, em caso de descumprimento da atualização cadastral, está prevista na Portaria nº 001/2017, publicada no Diário Oficial (DOE/AL) de 31 de janeiro de 2017.

 

O procedimento deve ser feito de forma presencial em uma agência bancária da Caixa Econômica, após efetuar o agendamento no site http://agendamento.sefaz.al.gov.br , onde é possível escolher o local, bem como a data e horário de atendimento.

 

No dia agendado, o servidor deve estar munido das originais de documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência com CEP válido, além de contracheque ou documento que contenha a matrícula e o número de ordem.

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  • Chapéu EM DIA
  • Bigode Governo de Alagoas figura entre os que seguem mantendo em dia as obrigações com o funcionalismo público
  • Repórter Maynara Rocha

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) entregou, nest​a quarta-feira (8), cerca de 500 sacos de guloseimas a instituições beneficentes cadastradas no programa Nota Fiscal Cidadã (NFC). Advindas de fiscalizações, essas mercadorias foram recolhidas sem documentos ficais e estavam sob responsabilidade do fisco alagoano há cerca de um ano – prazo máximo para que o contribuinte procure a Fazenda para regularizar o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS.

“Existe um período de tempo para que produtos apreendidos sejam regularizados . Caso o contribuinte não venha em busca deles no prazo estipulado por lei para solucionar a situação, classificamos a mercadoria como abandonada”, explica Glácia Tavares, gerente do Programa de Educação Fiscal da Sefaz. Uma vez recolhidos e não regularizados, os produtos são destinados a quem possa os aproveitar. “É a primeira vez que doamos balas, então selecionamos instituições cadastradas na campanha Nota Fiscal Cidadã que atuam oferecendo o serviço de escola e assistência para a comunidade onde está inserida.”

Pirulitos, chicletes, bombons. Ao todo foram entregues 500 sacos com 50 unidades de balas cada um. A ação foi a primeira de 2017 dentro do calendário de doações da Fazenda, que, por exemplo, em outubro do ano passado destinou 400 brinquedos a espaços voluntários da capital que trabalham com alfabetização e atividades sociorrecreativas. “No natal de 2015 entregamos 1.600 brinquedos a instituições também cadastradas na NFC”, relembra Glácia.

O incentivo à solidariedade a partir dessas iniciativas é também estimulado pelo fisco a partir do método de inscrição adotado para os cursos de atualização oferecidos pela Escola Fazendária da Sefaz. “Fazemos isso há muito tempo. Quando a Fazenda realiza cursos voltados para os funcionários e contabilistas pede um quilo de alimento como forma de participação. A gente reverte esse material arrecada​do para a doação. É um trabalho muito importante”, reforça a gerente.

A temporada de cursos des​t​e semestre deve ser iniciada em abril. Ao todo foram seis instituições selecionadas. “Fizemos uma escala por já conhecer a maioria do trabalho desses espaços. Todas que foram escolhidas agora não serão contempladas na próxima vez. Dessa forma todas as cadastradas no programa Nota Fiscal Cidadã participarão.”

Receberam as guloseimas as associações beneficentes Santa Lúcia e Santa Teresinha, no bairro de Santa Lúcia, o lar Semente do Amanhã e o Centro Espírita Francisco Fialho, ambos no Prado, o Instituto Espírita Manoel Batista, no Polo, e o Lar da Menina, no Tabuleiro.​

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  • Chapéu DOAÇÃO
  • Bigode Cerca de 500 sacos de guloseimas foram entregues nessa quarta-feira (8) para seis espaços de assistência à comunidade em Maceió; produtos estavam sob responsabilidade do fisco há um ano
  • Repórter Felipe Miranda

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) fomenta a 2ª edição do Open Data Day nos dias 10 e 11 de março. A iniciativa busca engajar o poder público em atividades de transparência, publicando os dados em formato aberto. O evento acontecerá na faculdade Estácio de Alagoas, na Jatiúca.

 

No primeiro dia, a programação está divida entre palestras (manhã) e oficinas (tarde). Já no segundo dia do evento, será realizada uma maratona de hackathon (maratona de programação), com intuito de desenvolver soluções que aproximem o cidadão do governo, com o uso de dados abertos.

 

Com o tema O monitoramento da política de dados abertos no Poder Executivo Federal sob perspectiva: um olhar para o estado de Alagoas, a palestra, que dará início ao evento, será comandada pelo Pepe Tonin, chefe de divisão da Coordenação de Governo Aberto e Transparência, vinculado ao Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), onde atua como auditor Federal de Finanças e Controle desde 2012.

“O evento é uma ação de cunho social, sem fins lucrativos, que promove o empoderamento de líderes e a difusão do conhecimento, além de oportunizar a criação de novos negócios”, relata um dos organizadores, Fabio Rodrigues.

 

O foco deste ano será em quatros áreas: pesquisas acadêmicas; meio ambiente; direitos humanos; e rastrear fluxos de dinheiro público. Os resultados são abertos para que todos tenham acesso e possam reutilizá-los.

 

Na ocasião, o chefe de Projetos de Tecnologia da Informação da Sefaz/AL, Marcelo Malta, divulgará a estrutura de funcionamento do sorteio da Nota Fiscal Cidadã e irá fornecer a base para realização de cruzamentos com dados de arrecadação, contribuintes e bairros de 2016.

 

“Essa base estará resguardando os dados sigilosos dos contribuintes. Será utilizada para a realização de inferências estatísticas e estará restrita ao segmento de bares, lanchonetes e restaurantes”, salientou.

 

Vale ressaltar que não é necessário ter um conhecimento prévio de programação para participar. A ideia é justamente reunir pessoas com diferentes percepções sobre o tema e mesclar as possibilidades com os dados abertos.

 

Open Data Day

 

O Open Data Day (Dia dos Dados Abertos) é um evento internacional dedicado ao ativismo pelos dados abertos e que visa desenvolver soluções para o cidadão com este mecanismo. São 302 eventos em todo mundo.

 

Para participar basta fazer a inscrição, gratuitamente, no site doity.com.br/oddmcz2017. Toda a programação pode ser conferida neste endereço eletrônico.

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  • Chapéu 2ª Edição
  • Bigode Evento visa aprimorar a prestação de serviços públicos pelo uso de dados abertos
  • Repórter Tatyane Barbosa

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) lembra a todos os servidores estaduais ativos, inativos e pensionistas sobre a necessidade de realizar a atualização cadastral de suas contas-salário até o dia 15 de março. Após a data, aqueles que permanecerem omissos terão seus salários suspensos até que haja a regularização.

De acordo com levantamento realizado pela Caixa Econômica Federal, Alagoas Previdência e a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, até esta terça-feira (21), cerca de 24,76% dos servidores ainda não se manifestou para atualizar os dados cadastrais; sendo 36.296 a quantidade de pessoas que já realizaram a atualização. Ou seja, 45,63% de uma média de 79. 543 servidores.

Em todo o Estado são cerca de 57 pontos de atendimento. Somente a Caixa possui a capacidade diária, até o dia 15 de março, de 3.850 agendamentos. A medida está disponível desde 1º de fevereiro e segue até o dia 15 de março de 2017.

A suspensão de salários, em caso de omissões a atividade, está prevista na Portaria nº 001/2017 publicada no Diário Oficial (DOE/AL) de 31 de janeiro.

Como atualizar

O procedimento deve ser feito de forma presencial em uma agência bancária da Caixa Econômica, após efetuar o agendamento no site http://agendamento.sefaz.al.gov.br, onde é possível escolher o local, bem como a data e horário de atendimento.

No dia agendado o servidor deve estar munido das originais de documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência com CEP válido, além de contracheque ou documento que contenha a matrícula e o número de ordem.

Para quem desejar mais informações sobre a documentação necessária para casos específicos, basta acessar o site http://agendamento.sefaz.al.gov.br ou entrar em contato com o Call Center pelo 0800 284 1060.

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  • Chapéu ATENÇÃO AO PRAZO
  • Bigode Cerca de 20 mil pessoas ainda não realizaram o agendamento; 45% já recadastraram
  • Repórter Isabelle Monteiro

O secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, esteve reunido na tarde desta segunda-feira (13), com representantes do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e do Sindicato dos Contabilistas de Alagoas (SINDCONT-AL), para esclarecer os procedimentos adotados pelo Fisco alagoano na Operação Nicotina.

Na oportunidade, o chefe da Fazenda pública explicou como houve o compartimento de atribuições entre os órgãos envolvidos na ação, ressaltando a atribuição da secretaria da Fazenda como, exclusivamente, responsável pela ação fiscal dos produtos ilícitos tributários administrativos, sendo as demais atribuições, como poderes inerentes à investigação penal, de competência do Ministério Público e da Polícia Civil.

De acordo com Santoro, “o encontro foi importante para esclarecer aos representantes da classe contábil o passo a passo de como se deu a ação realizada em combate às fraudes fiscais praticadas pela indústria do tabaco. Esta, no momento em que foi concluída, foi repassada ao Ministério Público, que, junto à Polícia Civil, passou a comandar a operação no que dizia respeito à seara penal”, enfatiza.

Para Luiz Reinaldo, presidente do sindicato dos contabilistas de Alagoas, a grande dúvida da categoria era em relação ao cadastro de profissionais na Sefaz, se estava atualizado e a maneira como foi repassado para os outros órgãos de fiscalização envolvidos.

“O saldo deste encontro foi o melhor possível, pois houve a demonstração que essas informações estão sendo atualizadas constantemente na base de dados da secretaria e isto atendeu às nossas expectativas. Não foi preciso fazer nenhum tipo de reivindicação, pois a dúvida que tínhamos sobre a atualização foi sanada, um resultado muito favorável para toda a nossa classe”.

Além de representantes do Conselho Regional de Contabilidade e do Sindicato dos Contabilistas de Alagoas, o superintendente da Receita Estadual, Francisco Suruagy, também participou da reunião, reforçando a importância do trabalho conjunto e harmônico entre os órgãos e o compromisso da secretaria na prestação de informações para estabelecer novas parcerias entre as entidades.

Pela manhã o secretário de Fazenda recebeu a presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Maria Clara Bugarim e integrantes do Conselho Regional de Contabilidade, com o intuito de fortalecer a relação entre as classes para que todos os procedimentos éticos dos contadores também sejam assegurados.

 A Operação

Uma ação fiscal iniciada há seis meses por auditores da Secretaria de Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) deu origem à Operação Nicotina, força-tarefa desenvolvida pelo Ministério Público Estadual, em parceria com as Polícias Civil e Militar, para desarticulação de grupos da indústria do tabaco acusados de sonegação fiscal.

A operação, deflagrada na manhã da última terça-feira (7), resultou no cumprimento de 16 mandados de prisão, ação coercitiva e busca e apreensão em Maceió e Arapiraca, e na autuação fiscal da empresa Quality In Tabacos em R$ 535 milhões. O valor faz referência à apuração de operações inidôneas realizadas pelo contribuinte desde 2013.

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  • Chapéu DIÁLOGO
  • Bigode Ação combate as fraudes fiscais praticadas pela indústria de tabaco
  • Repórter Isabelle Monteiro

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) já repassou somente em 2016 o equivalente a R$ 1,6 milhão, como resultado do envolvimento dos alagoanos na campanha de repasses de créditos mensais graças à exigência do CPF na nota fiscal em qualquer compra efetuada nos estabelecimentos de Alagoas. Essa atitude tem gerado premiações nos sorteios que têm mudado a vida de cidadãos e instituições sociais para melhor.

Um dos bons exemplos desse estímulo à cidadania é do  subtenente aposentado da Polícia Militar Eriqson Sampaio Santos, que está entre os 4.078 ganhadores dos sorteios contemplados ao exigir o CPF na nota. A atitude cidadã e um pouquinho de sorte fizeram com que Santos levasse R$ 30 mil para casa, o maior prêmio da modalidade pessoa física distribuído no sorteio do Natal passado.

O militar explica que não esperava ganhar, mas, ao receber a notícia, logo soube o que iria fazer com a premiação: quitar suas dívidas, sem se esquecer de poupar parte do valor para realizar investimentos futuros.

“Sem dúvida é uma iniciativa de grande causa. Eu não esperava ganhar. Se antes eu pedia o CPF na nota, depois de ter sido sorteado estou exigindo a nota até na compra de uma bala no supermercado para dobrar as minhas chances. O que aconteceu comigo serviu e tem servido de estímulo para meus amigos, família, companheiros de trabalho. Todos ficaram surpresos e com a expectativa de ganhar também em outras oportunidades”, ressalta.

Santos, que atualmente trabalha como coordenador disciplinar em uma instituição de ensino, afirmou que seu exemplo garantiu novos adeptos à campanha por ter conseguido fortalecer a importância e, até, criar novos hábitos de educação fiscal naqueles que o acompanham em seu dia-a-dia.

Instituições têm sido uma das grandes beneficiadas com campanha

Assim como o policial militar, outros cidadãos e integrantes de entidades sociais demonstraram satisfação com as oportunidades geradas pela campanha, sentimento percebido em Sônia Alves. Assistente social no Abrigo São Vicente de Paulo, ela conta que a campanha tem mudado a vida de todos que pertencem à instituição.

“Atualmente temos 26 idosos abrigados aqui e, é claro, necessidades temos sempre. Mas, por termos sido vencedores nos três últimos sorteios, sendo o último de Natal, com a premiação máxima de R$ 30 mil, pudemos fazer coisas que já tínhamos vontade. Entre elas, a aquisição de 20 camas e a pintura do nosso abrigo. Temos a esperança de poder comprar um veículo mais confortável para os idosos e, ainda, melhorar a estrutura física por meio de novas premiações”, enfatiza.

Hoje, o Lar São Vicente de Paulo conta com cerca de 20 funcionários, entre enfermeiros; técnicos de enfermagem que ficam à disposição durante 24 horas; cuidadoras; cozinheiras; auxiliar de serviços gerais; assistente social; motorista; auxiliar administrativo e central de telemarketing, uma estrutura profissional que também pôde ser aperfeiçoada com o auxílio dos prêmios para melhorar a prestação aos abrigados.

Concorrer às premiações como instituição social depende da solidariedade dos alagoanos. É que para ter direito a um cupom válido para o sorteio, qualquer instituição social deve receber 50 notas fiscais compartilhadas por participantes pessoa física por meio do sistema on-line, aumentando as chances de forma proporcional ao número de notas recebidas.

 

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  • Chapéu ESTÍMULO À CIDADANIA
  • Bigode Já são 4.078 ganhadores dos sorteios contemplados ao exigir o CPF na nota
  • Repórter Isabelle Monteiro

Após ampliar a estrutura de tecnologia da informação e capacitar auditores fiscais para uso de ferramentas de Business Intelligence, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) inicia, em 2017, ações de malha fiscal com foco na identificação de empresas inidôneas.

Principal projeto do órgão para os próximos dois anos, a malha fiscal consiste no desenvolvimento coordenado de ações por meio da mineração de dados, utilizando inteligência artificial e cruzamento de informações fiscais para detectar inconsistências no histórico de atuação das empresas.

A primeira fase do trabalho consistirá na filtragem do Cadastro dos Contribuintes do Estado de Alagoas (Caceal) para levantamento de possíveis sócios laranjas e empresas inidôneas.

A partir do filtro cadastral, a Secretaria de Fazenda irá definir os contribuintes que serão submetidos a ações fiscais conforme identificação de desvios padrões de idoneidade.

De acordo com a gerente de Planejamento da Ação Fiscal, Alexandra Vieira, a malha virá como uma peneira, separando bons contribuintes daqueles que não atendem à legislação tributária.

“Ao longo do procedimento, os contribuintes que caírem na malha serão convidados a regularizar sua situação e, caso o problema persista, serão encaminhados para a ação fiscal, onde serão aplicadas as penalidades conforme a gravidade da infração tributária”, pontuou Vieira.

O trabalho será liderado pelo fiscal de tributos José Brandão Vieira Júnior, que já possui experiência à frente de projetos nas gerências de Planejamento da Ação Fiscal e de Inteligência Fiscal, e contará com o apoio das Universidades Federais de Alagoas (Ufal) e Pernambuco (UFPE), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), além do acompanhamento técnico da Gerência de Tecnologia da Informação da Sefaz.

O projeto de malha fiscal já existe em diversos estados e na Receita Federal e é desenvolvido como reforço da atuação dos Fiscos, já que oferece informações precisas para pautar o planejamento e a tomada de decisões.

“Estamos colocando em prática um projeto inovador que vai mudar a forma de identificação de desvios de arrecadação”, reforçou o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro.

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  • Chapéu AUMENTO DA FISCALIZAÇÃO
  • Bigode Uso de inteligência fiscal é principal projeto do órgão para os próximos dois anos
  • Repórter Sâmia Laços
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