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Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas
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Empresas em estado de recuperação judicial agora podem solicitar o parcelamento de débitos fiscais referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), junto à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AL). A novidade foi publicada nesta sexta-feira (17), no Diário Oficial. Segundo o decreto de nº 52.668, os contribuintes podem se regularizar perante o fisco dividindo pendências em até 180 parcelas mensais e consecutivas.


Quando uma empresa não possui mais a capacidade de quitar suas dívidas e se manter no mercado, uma alternativa é apelar para a recuperação judicial. Trata-se de um último recurso, garantido por lei, em que a empresa solicita à Justiça um prazo para se reorganizar financeiramente. Uma opção de urgência para evitar a falência.


O parcelamento que o Governo de Alagoas aprovou nesta sexta-feira é válido somente para negócios que se encontram dentro desse período de recuperação da estabilidade monetária. “Para aderir ao parcelamento basta comprovar à Fazenda que você está inserido na recuperação. É necessário trazer uma declaração judicial para formalizar o benefício”, explica o superintendente da Receita Estadual, Francisco Suruagy.

 

Para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) optantes pelo Simples Nacional, a parcela mínima aceita é de R$ 100. Nas demais categorias, o valor das mensalidades é de R$ 500.  Os juros aplicados ao mês variam de acordo com a quantidade de parcelas em questão. A taxa varia entre 0,680%, para dívidas em até 24 vezes, e 1,280% para liquidações feitas entre 121 e 180 parcelas.

 

“É mais uma forma que o Estado apresenta para facilitar a vida do contribuinte em situação restrita. Agora é possível se regularizar e se recuperar em até 15 anos”, afirma o superintendente.

Informações adicionais

  • Chapéu OPORTUNIDADE
  • Bigode Contribuintes em vulnerabilidade financeira agora podem dividir pendências no ICMS em até 180 vezes
  • Repórter Felipe Miranda

Alagoas foi um dos destaques durante as apresentações do 60º Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários (Encat), que aconteceu nos nessa quinta (16) e sexta-feira (17), em Brasília (DF). A apresentação da gerente de Planejamento da Ação Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL), Alexandra Vieira, debateu a usabilidade do sistema ContÁgil, software da Receita Federal cedido aos estados.

 

O mecanismo moderniza a verificação de indícios e cruzamento de dados. A avaliação do sistema foi feita por Alagoas e Bahia, que teve como representante o fiscal de tributos Alexandre Alcântara.

 

 

 

“O Encat é um evento importante no que diz respeito à administração tributária. Durante o fórum compartilhamos experiências e atualizamos as práticas de fiscalização com outros Estados. Poder fazer parte desse tipo de encontro e apresentar o resultado do que colhemos através do ContÁgil é um grande passo para o nosso Estado, que se apresenta pela primeira vez em um evento deste porte. Isso mostra que Alagoas está se modernizando e se destacando nacionalmente”, afirmou Alexandra Vieira.

 

Durante a apresentação, a representante alagoana avaliou os pontos positivos e negativos a partir da utilização do ContÁgil Lite. “Entre 2010 e 2011, os estados vinham solicitando à Receita Federal a disponibilização do software. Foi então que, em 2015, eles criaram um módulo, que é o ContÁgil Lite, uma versão mais compacta que a original, mas que proporciona a utilização pelos estados de acordo com suas necessidades fazendárias e fiscais. Houve um treinamento em duas etapas e foi iniciado o período de avaliação, onde chegamos a algumas considerações para ajustes futuros”, explicou.

 

Durante o Encat, Alexandra Vieira ressaltou a agilidade do software no cruzamento de dados. "É algo moderno e importante, mas ainda tem alguns pontos que precisam ser adaptados, principalmente para usabilidade dos estados. E essa avaliação faz parte do projeto-piloto, por isso é tão importante", colocou.

 

Após a apresentação, a dupla alagoana e baiana esclareceu algumas dúvidas das lideranças dos estados e teve aprovada a solicitação para a criação de um grupo de trabalho voltado para a análise fiscal, utilizando a escrita contábil digital. "Essa aprovação foi muito importante, já que depois da nossa apresentação conseguimos deliberar para a criação de um modelo de fiscalização com a colaboração de todos os estados, vai deixar o trabalho forte e padronizado", completou Alexandra Vieira. 

 

Ainda na delegação alagoana, o secretário adjunto da Receita Estadual, Luiz Dias, participou da mesa principal durante todo o evento. "O Encat é um fórum de engajamento e busca de soluções, com a participação de coordenadores fiscais estaduais. Nele é possível ver os problemas semelhantes entre os estados e trocar experiências. É um ganho de conhecimento grande", disse.

 

O Encat também foi acompanhado pelo gerente de Mercadoria e Trânsito da Secretaria da Fazenda de Alagoas, Hélder Ramos, e da monitora de Segmento Econômico da Sefaz,  Francisca Elizabeth Apolinário. O evento debateu ainda temas como Nota Fiscal Eletrônica, Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e proposta de reforma da Previdência.

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) disponibilizou um novo meio para consultar as informações dos principais serviços executados, atualmente, pela pasta. A partir de agora, o cidadão poderá buscar online dados e retirar dúvidas no Guia de Serviço do Governo de Alagoas.

Na plataforma, estão disponíveis informações referentes aos 53 principais serviços da Sefaz, a exemplo dos procedimentos existentes para que os usuários tenham acesso ao parcelamento do IPVA, assim como, a retirada dos créditos obtidos pela Nota Fiscal Cidadã e atendimento para consulta de dúvidas.

“De modo geral, entendemos que o Guia de Serviços tem como intuito promover o acesso da população das informações sobre os serviços públicos ofertados pelo Estado. Além disso, ele funciona como um catálogo de consulta que contêm dados importantes como taxas, documentos necessários e endereços dos órgãos que fazem parte da administração pública local”, explica o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Thiago Ávila.

Desenvolvido pelo Governo do Estado sob coordenação da Seplag, a plataforma foi constituída com o intuito de atingir cinco tipos de público-alvo: cidadão, empresa, servidor público, setor público e produtor rural. Para cada um deles, os serviços foram classificados de acordo com os temas.

“A Sefaz tem realizado um trabalho muito importante para todo o Estado. Por meio das informações que estão sendo implementadas no Guia, fica muito mais fácil para a população alagoana resolver quaisquer pendências junto à Fazenda”, complementa Ávila.

Mobilidade

Além de consultar o Guia no computador, qualquer pessoa que tenha um celular com internet também poderá ser consultar as informações dos serviços da Sefaz. Basta acessar o endereço eletrônico www.servicos.al.gov.br e conferir os dados do portal. 

Informações adicionais

  • Chapéu PLATAFORMA
  • Bigode Ferramenta tem o intuito de informar, ainda mais, o cidadão que precisa resolver questões ligadas à Sefaz
  • Repórter Maynara Rocha e Igor Gouveia

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) promoveu a Oficina Programa de Fomento à Integridade Pública (Profip) nos dias 13 e 14 de março. A atividade, pioneira no Estado, levantou discussões acerca dos conceitos de Compliance (conformidade com leis e regulamentos externos e internos) voltados ao setor público. O evento aconteceu na Escola Fazendária, em Jacarecica.

Durante a oficina, os temas abordados foram relacionados às regras internas de instituições, estabelecidos como Compliance; e a estruturação do Plano de Integridade Pública; além do combate à corrupção.

De acordo com o assessor especial da Sefaz/AL, Rodrigo Miranda, a secretaria já tem discutido a respeito de ações para implantar um programa de Compliance interno, visando o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas.

“O primeiro passo esteve na Oficina Profip e Alagoas como precursor deste trabalho garante um importante avanço ao trazer a realidade do governo federal para tentar adequar à prática no nosso Estado, o que é fundamental para o crescimento da política de integridade pública”, ressaltou.

Para a auditora da Controladoria Geral da União (CGU) e responsável pelo Profip, Carolina Souto, é importante falar do programa por ter o intuito de fomentar o tema integridade, principalmente pelos últimos acontecimentos no país. “Com este trabalho, buscamos o avanço no combate à corrupção e a integridade vem por conta disso. Quanto mais incentivamos, conseguimos diminuir o avanço da corrupção na administração pública, acho que isso é o maior ganho”.

O assessor de governança da Controladoria Geral do Estado (CGE), Thiago Paiva, participou do evento e salientou que a ação contribui com a CGE para que fraudes sejam evitadas, tendo em vista a realização dos trabalhos de ouvidoria, correição, sindicância e processo administrativo disciplinar.

“Esta iniciativa também colabora para que haja maior controle social, porque, a partir disso, é possível a implantação de um serviço de qualidade ao cidadão e o outro beneficio é que essa oficina ajudou a trazer mais ideias para aprimorar o Portal da Transparência”, conclui.​

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  • Chapéu EVENTO
  • Bigode Oficina propôs discussões acerca dos conceitos de Compliance voltados ao setor público
  • Repórter Tatyane Barbosa​ e Isabelle Monteiro​

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL), por meio do Programa Nota Fiscal Cidadã, passa a oferecer mais um serviço de atendimento virtual aos cadastrados na campanha. O consumidor que desejar alterar a senha pode fazer no próprio site https://nfa.sefaz.al.gov.br/nfa/login.aspx.

A solicitação está disponível para aqueles que já estão inscritos e possuem e-mails válidos no programa. O procedimento é imediato e, tão logo realizado requerimento, o cidadão receberá em seu endereço de correio eletrônico o link para cadastro de uma nova senha. Uma vez que esta etapa seja concluída, o acesso estará disponível com os dados atualizados.

Para a gerente do programa de Educação Fiscal da Sefaz/AL, Glácia Tavares, a intenção ao fornecer mais esta maneira é dar celeridade à resolução das demandas apresentadas aos consumidores cadastrados no programa, facilitando a vida do cidadão alagoano e assegurando, assim, o acesso à campanha.

Para mais informações, basta entrar em contato pelos números (82) 3315-7828/7825.

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  • Chapéu PRATICIDADE
  • Bigode Serviço também continua sendo realizado nas Centrais Já! dos shoppings da capital
  • Repórter Ivo Neto

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) lembra a todos os servidores estaduais ativos, inativos e pensionistas que o prazo para a atualização cadastral de suas contas-salário se encerra nesta quarta-feira (15). Após a data, os salários daqueles que não realizaram o procedimento serão suspensos até que haja regularização.

 

A Caixa Econômica Federal, Alagoas Previdência e a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio apontaram que, até essa segunda-feira (13), 65.286 pessoas, aproximadamente, realizaram a atualização cadastral.

 

Para aqueles que não se manifestaram para atualizar os dados, ainda é possível agendar o atendimento pelo endereço www.agendamento.sefaz.al.gov.br e escolher a melhor data, horário e a agência da Caixa.

 

O recadastramento acontece em nível nacional, o que significa que qualquer agência da Caixa no Brasil está apta a atender os servidores do Estado de Alagoas. A medida teve inicio em fevereiro.

 

Além de obter informações pelo site, outras dúvidas podem ser esclarecidas ao entrar em contato com o Call Center pelo 0800 284 1060.

 

Documentação

 

O servidor deve portar as originais de documento de identificação oficial com foto; CPF (caso o número já contenha no item anterior, fica dispensado à apresentação deste); comprovante de residência (não precisa ser em nome do servidor); e contracheque atualizado.

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  • Chapéu ATENÇÃO SERVIDOR
  • Bigode Mais de 65 mil pessoas já realizaram o procedimento
  • Repórter Tatyane Barbosa

Com o intuito de engajar o poder público em atividades de transparência, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) promoveu a 2ª edição do Open Data Day nos dias 10 e 11 de março. Mais de 250 pessoas participaram do evento, na faculdade Estácio de Alagoas, na Jatiúca.

 

A programação se dividiu em palestras e maratona de hackathon. Dentre os assuntos tratados, estão: Importância dos dados abertos no âmbito governamental; Monitoramento da política de dados abertos no Poder Executivo Federal sob perspectiva; e Portal do Orçamento do Governo de Alagoas.

 

Para o palestrante e auditor fiscal da Controladoria-Geral da União (CGU) Pepe Tonin, o Open Data Day fomenta o uso e a disponibilização dos dados abertos. E é um marco bastante importante e que demonstra o pioneirismo e a liderança de Alagoas nesse processo de disputas nacionais, de abertura de dados e radicalização da transparência, no sentido de fornecer ao cidadão os dados primários.

 

“Observei que Alagoas está na ponta. É o único Estado do Brasil que está no portal brasileiro de dados abertos, e contribui com 10% de todo seu repositório e está na frente de muitos processos de abertura de bases de dados”, ressaltou.
O segundo dia iniciou com a mostra de funcionamento do sorteio da Nota Fiscal Cidadã pelo fornecimento da base para realização de cruzamentos com dados de arrecadação, contribuintes e bairros de 2016, tendo em vista o sigilo requerido.

 

De acordo com o chefe de Projetos de Tecnologia da Informação da Sefaz/AL, Marcelo Malta, os dados gerais de notas, produtos, valores podem auxiliar os consumidores e os próprios órgãos de controle a exercer seus respectivos papéis de cidadão e fiscal dos tributos que são recolhidos.

 

“A abertura de APIs [Interface de Programação de Aplicativos] já é discutida na secretaria. Estamos com projetos que serão implementados em 2017 e 2018 que auxiliarão esse processo de classificação e liberação de informações, dentro do que é preconizado pela Lei de Acesso a Informação”, enfatizou.

 

Em seguida, aconteceu a maratona de programação que propôs desenvolver um software para atender a um fim específico ou projetos livres que fossem inovadores e utilizáveis, através das possibilidades com os dados abertos, propondo soluções que aproximam o cidadão do governo.
O assessor especial da Sefaz/AL Rodrigo Miranda salientou a importância da discussão em torno da política de dados abertos hoje em Alagoas, além de garantir que o apoio da Fazenda pública ao evento foi um sucesso, já que os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre o papel da secretaria e a sua estrutura de Tecnologia da Informação.

Informações adicionais

  • Chapéu EVENTO
  • Bigode Por meio do Programa Open Data Day, evento discutiu funcionamento de sorteio da Nota Fiscal Cidadã como um dos destaques
  • Repórter Tatyane Barbosa
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