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Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas
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Com a intenção de otimizar gastos públicos, o Governo de Alagoas realiza mais um treinamento do Sistema Integrado de Administração Financeira e Contábil do Estado (Siafe). A capacitação acontece entre os dias 10 e 13 de julho, na unidade administrativa da Secretaria da Fazenda, em Jacarecica.

Esta etapa contempla o módulo de planejamento e orçamento, visando capacitar as unidades gestoras responsáveis por construir a Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano. O sistema utilizado propõe a integração de todas as atividades de orçamento, finanças e de contabilidade trabalhadas pelo Estado. O objetivo é garantir o controle social.

Na ocasião, cinco turmas de usuários vão receber o treinamento em dois turnos diferentes. Elder Alves e Fábio Nonato são os dois analistas da empresa detentora da ferramenta, que firmou contrato com o Estado de Alagoas para customizá-la, designados para comandar o treinamento.

O projeto de implantação do Siafe foi lançado em janeiro deste ano. A primeira fase do sistema aconteceu em março, com apresentações que explanaram a plataforma aos servidores, demonstrando ao máximo as funcionalidades e a extensão do sistema na gestão pública do Estado.

As próximas etapas devem ocorrer nos três últimos meses, abordando a parte de execução orçamentária e financeira do setor público. O gerenciamento, manutenção e desenvolvimento dessa ferramenta são de responsabilidade da Gerência Especial de Contabilidade da Fazenda pública.

Premiar pesquisas acadêmicas voltadas para a Administração Pública e Financeira de Alagoas é o principal objetivo do Prêmio de Finanças Públicas Graciliano Ramos. Idealizada pela Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL), a iniciativa é resultado de uma parceria entre a Escola Fazendária (Efaz) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Em sua primeira edição, o prêmio busca por monografias e trabalhos técnicos inéditos.

 

Parcerias público-privadas, transparência e sustentabilidade fiscal, orçamento estadual e novas tecnologias são alguns dos assuntos que podem ser abordados para a inscrição. 

 

Para o edital, algumas vertentes foram definidas, Como “Administração Pública e Desenvolvimento Econômico Local”, “Avaliação de Políticas Públicas” e “Finanças e Contabilidade Públicas”. Independente do assunto escolhido pelo participante, é necessário que o enfoque seja atual e aplicável ao Estado de Alagoas.

 

“A Fazenda busca estudos que possuam qualidade técnica e que possam vir a subsidiar efetivamente a atuação de agentes públicos ou privados”, explica o secretário da Fazenda, George Santoro. 

 

Serão aceitas inscrições de estudantes de graduação, mestres e doutores. 

 

Podem ser submetidos artigos técnicos especializados ou não, e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) desde que não publicados em periódicos acadêmicos ou imprensa.

 

Para o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Fábio Guedes, o Prêmio Graciliano Ramos demonstra que a Sefaz está atenta ao que pode ser produzido não só em Alagoas, mas também fora. “À Fapeal cabe a parte mais científica e técnica da execução do termo de cooperação. Vamos receber as propostas, fazer o enquadramento, ver se elas estão de acordo com as regras do edital e proceder o processo de avaliação.” 

 

As premiações, que variam de R$ 250 a R$ 15.000, serão feitas da seguinte maneira: serão reconhecidos os cinco primeiros trabalhos técnicos de cada temática estabelecida, e os cinco melhores na categoria “Trabalhos de Conclusão de Curso”. A escolha será feita por uma comissão julgadora.

 

Os interessados em participar devem encaminhar as inscrições via Carta Registrada ou Sedex, até o dia 29 de setembro, à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, na Rua Melo Moraes, Número 354, Centro, Maceió-AL. Dúvidas podem ser tiradas pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (82) 3315-2256. O edital completo e mais informações podem ser encontradas no site oficial do prêmio http://www.premiodefinancaspublicasgracilianoramos.al.gov.br/.

 

O homenageado

 

A homenagem ao escritor, um dos ícones mais importantes da literatura brasileira, se deve por ser um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da transparência na prestação de contas públicas do Brasil, o denominado Accountability.

 

Nascido em 1892, no Estado de Alagoas, que lidera atualmente o ranking nacional de transparência pública, era o primogênito de dezesseis filhos, de uma família de classe média da cidade de Quebrangulo. Viveu parte de sua infância no estado de Pernambuco e nos municípios alagoanos de Viçosa e Palmeira dos Índios. 

 

Neste último, o escritor, apesar de não ter cursado nenhuma faculdade e após ter a experiência de trabalhar com seu pai no comércio da cidade, se tornou prefeito, assumindo o cargo em 1928. Na prefeitura adotou políticas administrativas inovadoras, como a elaboração dos relatórios de atividades do órgão municipal, em 1929 e 1930, entregues ao governador de Alagoas da época.

 

Tais relatórios sobre a situação financeira do município podem ser considerados os textos inaugurais de sua obra, já que foram prestações de contas que chamaram atenção pela qualidade literária e zelo com o dinheiro público, afinal, o prefeito não utilizava a formalidade que normalmente era notada em documentos como esses.  Logo o material foi reconhecido como preciosa obra literária, devido à perfeita construção linguística, caracterizada apenas em trabalhos de grandes escritores.

Informações adicionais

  • Chapéu OPORTUNIDADE
  • Bigode Objetivo é gratificar pesquisas e estudos voltados para Administração Pública e Contabilidade que possam ser úteis e aplicáveis ao Estado
  • Repórter Isabelle Monteiro e Felipe Miranda

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) alerta que tornará inapta cerca de 1.200 empresas que estão omissas há dois meses quanto à entrega de obrigações tributárias acessórias. O prazo para regularização se estende até o dia 23 de julho, conforme edital publicado nesta segunda-feira (3), no Diário Oficial.

Os documentos em questão são a Declaração de Atividades do Contribuinte (DAC), o arquivo relativo ao SINTEGRA e o arquivo da Escrituração Fiscal Digital (EFD). Enviá-los à Fazenda é um dever mensal do contribuinte. O objetivo é evitar a sonegação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e permitir sua apuração.

Segundo a Fiscal de Tributos Estaduais da Sefaz Telma Maria de Lima Lôbo, é necessário a apresentação destes arquivos para a apuração dos índices de participação dos municípios no produto de arrecadação do imposto, além da escrituração dos documentos fiscais emitidos e recebidos pelo contribuinte, que devem ser enviados aos Fiscais.

 

“As empresas que não enviarem os arquivos em até 20 dias se tornarão inaptas. Terão suas inscrições estaduais desativadas, perdendo, assim, sua eficácia.  Vão estar suspensas para realizarem operações com o ICMS, não podendo emitir nem receber notas fiscais.”

As mais de mil empresas listadas no edital deixaram de prestar contas à Sefaz por dois meses consecutivos ou alternados. Em novembro e dezembro do ano passado, a Sefaz publicou dois editais de convocação semelhantes a este. No primeiro mês, 2.820 empresas foram listadas. Em dezembro, 10.360.

 

Para realizar uma consulta online e verificar as pendências, basta que o contribuinte acesse o endereço http://dec.sefaz.al.gov.br. O envio dos arquivos digitais deve ser feito através da internet. Toda a sistemática de regularização é feita virtualmente.

Termina nessa sexta-feira (30) o prazo para que proprietários de veículos automotores e motociclistas com placas de finais 9 e 0 parcelem ou quitem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2017. Esta é a última etapa do calendário definido pela Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL).

 

Até junho, o número de contribuintes que optaram pelo pagamento em conta única foi de 187.886 mil, acréscimo de 19 mil em comparação ao mês passado. Já aqueles que optaram por pagar o IPVA de forma parcelada somam 200.971 mil, aumento de 41 mil considerando o mesmo período.

 

Segundo o gestor do IPVA, Eugênio Barros, é possível liquidar o imposto em até seis parcelas mensais e consecutivas. “O valor mínimo para quem optar por esse modelo é de R$ 100,00”, explica.

 

Até a data do vencimento, as guias do IPVA são encaminhadas para os endereços dos contribuintes. Também é possível solicitar os boletos na Escola Fazendária, em Jacarecica, acessando o site da Sefaz com o número do Renavam e a placa do veículo ou se dirigindo até uma Central de Atendimento Já!.

Atualmente em primeiro lugar no ranking nacional de transparência e com nota máxima, segundo avaliação do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Alagoas coleciona medidas que transformaram o relacionamento com a sociedade. A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) é um dos órgãos mais importantes nessa empreitada por meio de dados apontados pelo sistema financeiro, ao Portal da Transparência.

 

Um dos passos recentes da Fazenda em busca de mais aperfeiçoamento no repasse de dados públicos é o desenvolvimento do projeto de implantação do Sistema Integrado de Administração Financeira e Contábil do Estado, o Siafe Alagoas. Lançada em janeiro deste ano, a iniciativa vem obedecendo a um calendário progressivo de inserção aos gestores e servidores estaduais e promete alavancar resultados práticos, ágeis e transparentes.

 

“Toda a questão financeira do Estado é fornecida por nós. Receita, despesas, pagamentos, empenhos. Nosso sistema transfere essas informações públicas para um banco de dados e dele para o Portal da Transparência Graciliano Ramos”, explica a assessora de Transparência da Sefaz, Elizabeth Raposo.

 

Além do sistema financeiro, a Sefaz está empenhada nas publicações de relatórios e o cumprimento de prazos envolvendo o Serviço Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão [E-Sic]”. Segundo Elizabeth, as informações  são disponibilizadas de forma simples e fácil. “O E-Sic é um sistema onde o cidadão pode enviar dúvidas, fazer solicitações e receber um retorno dentro de um prazo estabelecido.”

 

Quanto à divulgação de dados internos, a Sefaz também se aprimorou. “Em nosso site é possível encontrar informações sobre ações, programas, orçamento e relatórios do SIC, Correição e da ouvidoria.”

 

O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) pode ser consultado pelo telefone (82) 3315-8267 ou no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou através do site www.e-sic.al.gov.br.

 

Informações adicionais

  • Chapéu RESULTADOS POSITIVOS
  • Bigode Repasse de dados públicos retirados de Sistema Financeiro próprio transforma relacionamento com sociedade
  • Repórter Felipe Miranda

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) realizou o pagamento de mais um repasse dos créditos da Nota Fiscal Cidadã. Nesta fase foram pagos R$ 229.219,15 aos consumidores que efetuaram os requerimentos até este mês. No total foram contabilizados 1.527 solicitantes.

 

Esta é a quarta liberação do ano. De fevereiro até junho foram pagos R$ 740.725,45. O valor já está disponível nas contas cadastradas na campanha. E se não forem solicitados em até um ano ficam indisponíveis ao consumidor.

 

O procedimento é simples. É realizada a apuração dos créditos a que os consumidores têm direito, depois de efetuar o Registro Eletrônico de Documentos Fiscais (REDF) no prazo estipulado na IN 36/2008. O consumidor pode utilizar os créditos no prazo de um ano, a contar da data de sua disponibilização.

 

A solicitação pode ser feita em qualquer data, mas a transferência dos créditos para a conta cadastrada será executada no dia 20 de cada mês subsequente àquele no qual foi feito o pedido. As exclusões dos valores acontecem uma vez por ano.

 

Para solicitar o recebimento dos valores repassados pela campanha basta acessar nfcidada.sefaz.al.gov.br, selecionar as opções ‘Acesso ao Sistema’ e, depois, ‘Consumidor’. Em seguida basta informar se é pessoa física ou jurídica e entrar no sistema. Após esta etapa deve ser solicitada a transferência do valor disponibilizado para a conta cadastrada no perfil.

 

A Secretaria de Estado da Fazenda ressalta que se a conta informada na transação estiver incorreta a quantia da transferência será estornada, porém, com desconto do custo operacional (R$ 1,50 para Caixa Econômica Federal e R$ 3,50 para outros bancos). Conforme orientações do Banco do Brasil, o correntista deve colocar código de operação zero para as transações bancárias.

 

O programa da NFC devolve aos participantes até 10% do ICMS recolhido pelo estabelecimento. Para tanto, o consumidor deve solicitar o documento fiscal e informar o seu CPF no ato da compra. Além disso, é necessário estar cadastrado no sistema para solicitar a transferência dos valores para a conta cadastrada.

 

A cada dez notas fiscais é gerado um cupom para sorteio. Se compartilhar com uma instituição social, dobra a quantidade. O prêmio de menor valor equivale a R$ 100,00 e o de maior R$ 30.000,00.

 

Caso seja necessária a alteração de senha, pode ser realizada no site, nas Chefias Regionais ou em uma das Centrais Já!. Outras informações podem ser obtidas pelos números (82) 3315-7828/7825.

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  • Chapéu PAGAMENTO
  • Bigode Montante se refere às solicitações realizadas da segunda quinzena de maio até a primeira deste mês
  • Repórter Tatyane Barbosa e Maynara Rocha

Cidades alagoanas que aderiram ao convênio de cooperação técnica com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) para prestar serviços da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) em salas do Empreendedor vão participar da primeira etapa de capacitação nesta quinta-feira (22), na unidade administrativa da Fazenda, em Jacarecica.

 

A programação seguirá das 8h30 às 14h, na sala de laboratório, com cinco oficinas temáticas: Nota Fiscal Cidadã (NFC), Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Documento de Arrecadação (DAR), Certidão Negativa de Débito (CND), e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

 

Nesta oportunidade, o treinamento contempla a primeira turma. Já a segunda, prevista para o mês de julho, abordará o parcelamento dos impostos disponíveis no site da secretaria. Em paralelo, ocorrerá a segunda fase para aqueles que iniciaram o processo de capacitação neste mês.

 

A ocasião terá dois representantes de cada município para receber este treinamento, visando a excelência nos serviços prestados. Assim será fornecido com agilidade para o contribuinte o que está acessível de forma online.

 

Confira a lista dos municípios já que aderiram ao convênio: Cacimbinhas, Mar Vermelho, Carneiros, Maragogi, Campo Alegre, Santa Luzia do Norte, Olho Dágua das Flores, Coruripe, Paulo Jacinto, Maribondo, Messias, Dois Riachos, Pão de Açúcar, Japaratinga, Rio Largo, Traipu, Major Isidoro, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e União dos Palmares.

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  • Chapéu PRIMEIRA ETAPA
  • Bigode Mais facilidade ao cidadão que busca atendimento em salas do empreendedor
  • Repórter Tatyane Barbosa

O secretário de Estado da Fazenda de Alagoas, George Santoro, realizou, nesta segunda-feira (19), a entrega solene das premiações da Nota Fiscal Cidadã, aos ganhadores nas modalidades pessoa física e instituição social. O evento aconteceu Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala).

 

A premiação faz referência ao sorteio de R$ 600 mil realizado no dia 15 de maio, para o qual foram considerados mais de 61 mil bilhetes de pessoas físicas e 2.751 de entidades cadastradas no programa. As notas fiscais contempladas foram acumuladas entre os meses de janeiro e fevereiro. Ao todo, 1.648 cidadãos e instituições beneficentes foram contemplados.

 

 

De acordo com secretário, o último sorteio beneficiou cada modalidade com R$ 300 mil, distribuídos em 1.610 premiações para pessoa física e 38 para as instituições sociais, e enfatizou a necessidade de “divulgar de forma massiva a realidade do programa e o trabalho de cada instituição social, para que a sociedade conheça todos os procedimentos a fundo, tenham o sentimento de solidariedade e firme o compromisso, junto com o Governo, de gerar resultados positivos como os de hoje”, aponta George Santoro.

 

Santoro comentou também sobre o receio que a população tem em pedir o CPF na nota, por ter medo que a Receita Federal tenha acesso aos dados pessoais e aumente o imposto de renda do cidadão.

 

“A gente nunca passou informação de pessoa física para a Receita, inclusive, ela não tem interesse sobre isso especificamente. O máximo que a Fazenda fornece são informações de empresas quanto à emissão de notas fiscais. Nunca, na história de Alagoas, e nem na de qualquer outro estado da Federação, a Receita pediu informação sobre pessoa física, a não ser que ela tenha alguma participação em alguma empresa do Estado. É uma lenda urbana que prejudica o programa aqui em Alagoas e em outros estados. Precisamos dar fim a isto”, afirma o secretário.

 

A professora Ana Lúcia Bezerra conta que participa da campanha desde seu inicio, sempre pedindo o CPF na nota e que esta é a segunda vez que ganha uma premiação por ter a iniciativa de participar. Ela explica que se sentiu ainda mais motivada a continuar participando.

 

“Quando a gente participa de campanhas como esta estamos ajudando Alagoas a crescer, e este é nosso objetivo: que o nosso Estado cresça, melhore. Quando ficamos sabendo que é uma forma de beneficiar as instituições sociais, a gente fica feliz. Com isto percebemos o trabalho sério que é realizado”, ressalta a professora.

 

Celebração

 

A campanha deu prova de seus bons resultados novamente. Na oportunidade também foi inaugurado o novo auditório da Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala).

 

 

De acordo com a presidente da instituição, Rosenita Gomes, desde o inicio da campanha a associação participa e, até hoje, estão conseguindo equipar a estrutura com o auxilio que ganham do projeto, como é o caso do consultório odontológico, aparelhos de ar condicionado, lavadoura de roupas e o benefício mais recente, a recuperação do espaço Saber Lazer.

 

“A Apala trabalha com mais de 500 assistidos, crianças com todo tipo de câncer e adultos com leucemia. Estamos sempre informando em nossos meios de comunicação o passo a passo de como estas pessoas podem se cadastrar no programa e fazemos a divulgação com as famílias assistidas, bem como com nossos colaboradores”, destaca.

 

A presidente falou ainda que percebe maior aceitação da nova roupagem da campanha, que é mais prática e atualizada. “Com o formato atual já ganhamos cerca de R$ 75 mil. Sem a nota fiscal cidadã nós não tínhamos condições de reformar este auditório, que é bastante útil, pois é um espaço de locação e uma das formas que temos de garantir mais recursos para melhorar ainda mais o nosso trabalho”, concluiu.

Instituições sociais cadastradas na campanha da Nota Fiscal Cidadã participaram, nesta sexta-feira (09), de um encontro com representantes da Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) e da Controladoria Geral do Estado (CGE), para sanar dúvidas quanto a utilização dos recursos que são repassados as entidades por meio do Programa de Educação Fiscal. O evento aconteceu no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares.

 

A oportunidade serviu não apenas para esclarecer os procedimentos do uso das quantias, mas para enfatizar a importância de ser feita uma prestação de contas do que foi gasto, possibilitando o direcionamento dos envolvidos e sugerindo ideias, conforme as Instruções Normativas SEF 61/2016 e 07/2017, que regulamentam análises elaboradas pela CGE de acordo com diretrizes da Sefaz.

 

De acordo com a gerente do Programa de Educação Fiscal Glácia Tavares, esta é a segunda capacitação do ano, pois, com o trabalho de divulgação, esclarecimento sobre o funcionamento da campanha e os resultados de novos benefícios sendo gerados, houve o aumento não apenas de pessoas físicas efetuando o cadastro, mas também de entidades sem fins lucrativos.

 

“São aproximadamente 30% a mais. Isto faz com que haja a necessidade de levar atualização para esses grupos, bem como de reforçar as normas de aplicação dos recursos para quem já tem algum contato com a atividade”, encerra.

 

Para a superintendente de Controle Financeiro da CGE Fabrícia Costa, momentos como este são valiosos, pois acima de tudo, está sendo proporcionada para este público a segurança para desenvolver a prestação de contas.

 

“A partir do momento que eles se sentem seguros, mesmo com alguns tendo ainda, um baixo grau de instrução, isto acaba sendo irrelevante quando entendem como estas prestações devem ser feitas e evoluídas até a gerência de Educação Fiscal, para que chegue na controladoria. Então neste quesito a segurança que eles saem daqui é o que não tem preço, afinal eles conseguem atender tecnicamente ao que a gente precisa”, ressalta.

 

Rafaela nascimento, representante do Lar da Menina, destacou que sente satisfação em ter oportunidades como a de hoje. “A gente aprende também a utilizar de forma consciente o dinheiro público, prestando contas do que a gente recebeu. Sempre é bastante útil, a equipe é muito bem preparada e todas as nossas dúvidas são sanadas” conclui.

 

A campanha que tem apenas dez meses de atuação, conta atualmente, com 60 instituições inscritas. No encontro de hoje cinco das que estiveram presentes, foram cadastradas recentemente e, outras, enxergaram o encontro como uma oportunidade de conhecer o programa de perto para também participar.

 

Outro momento semelhante está programado para o mês de agosto, com o intuito de evitar a reincidência de erros e garantir que todos os processos sejam instruídos de forma correta e legal, no sentido de haver imparcialidade e regularidade nas análises.

Informações adicionais

  • Chapéu EDUCAÇÃO FISCAL
  • Bigode Sefaz e CGE sanam dúvidas de instituições em encontro no Aqualtune
  • Repórter Isabelle Monteiro

Todos os atos fiscais desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) possuem um registro; um protocolo de atuação. Regulamentado pela Portaria SEF 681/2015, o sistema de Ordem de Serviço (OS) é sinônimo de comprometimento e segurança com o contribuinte e uma forma de assegurar que aquela ação está dentro de formatos legais.

 

“Quando um fiscal se apresenta em algum estabelecimento, o contribuinte pode solicitar a Ordem de Serviço. É ela que dá respaldo à vistoria. Funciona como uma autorização para que a empresa seja investigada”, explica o superintendente especial da Receita Estadual, Luiz Dias.

 

É direito do cidadão validar a ação fiscal a qual está sujeito. Para isso, basta acessar o Espaço do Contribuinte no site da Sefaz, clicar em Consulte Aqui e preencher os dados solicitados no espaço. Com o número da OS ou da ficha cadastral do servidor é possível autenticar todo o ato. “O objetivo desse sistema é atribuir mais transparência às ações do Fisco e garantir mais segurança para a população.”

 

Com essa tecnologia ficou mais fácil identificar possíveis agentes inidôneos. “Quando as abordagens eram feitas apenas com a Ordem de Serviço impressa, os contribuintes estavam mais sujeitos às fraudes. Bastava uma montagem no documento. Antes de aplicarmos a possibilidade dessa consulta fiscal online, o cidadão podia, no máximo, fazer uma ligação para validar a fiscalização. Agora está tudo mais seguro”, ressalta o secretário especial.

 

A Ordem de Serviço ainda possui um prazo de validade. O servidor fiscal tem até 60 dias para finalizar a tarefa em questão. Caso não consiga é possível solicitar uma prorrogação. “O fiscal pode não concluir a tarefa por vários fatores. Apenas o seu chefe superior pode estender o tempo de trabalho.”

 

Avanço para Alagoas, o sistema ainda não é tão difundido pelo país. “Apenas alguns estados possuem essa validação online, mas são poucos. Com essa tecnologia a Fazenda reforça a integridade com a qual está comprometida em todas as suas atividades”, conclui.

Informações adicionais

  • Chapéu TRANSPARÊNCIA
  • Bigode A adoção da metodologia assegura autenticação de atividades da Fazenda, evitando fiscalizações inidôneas e fraudulentas
  • Repórter Felipe Miranda
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