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Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas
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Refletir sobre a gestão democrática dos recursos públicos e ampliar conhecimentos sobre tributação são alguns dos objetivos da disciplina de Educação Fiscal, implantada em apenas três centros acadêmicos em todo o país. Nesta terça-feira (28), representantes do Programa de Educação Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AL) estiveram no campus da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) de Arapiraca para uma cerimônia de celebração. Alagoas acaba de se tornar o terceiro Estado do país e segundo do Nordeste a implantar a matéria na grade curricular do ensino superior.

 

“É uma vitória importante para o curso de Ciências Contábeis, e que deve se expandir para outros. Queremos incluir a disciplina em Direito e Economia também”, explica a gerente do Programa de Educação Fiscal da Sefaz, Glácia Tavares. Além de São Paulo, apenas a Paraíba possui Educação Fiscal em ementas de ensino. “A Uneal dá um passo importante agora. O ano letivo teve início logo após o Carnaval, mas a matéria começa a fazer parte do currículo desde já.”

 

O responsável pelas aulas na Uneal de Arapiraca será o professor Anderson Barros, coordenador do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) do município.

 

No segundo semestre, um seminário de Educação Fiscal deve ser promovido pela Sefaz em parceria com a Uneal. “Foi um pedido do próprio vice-reitor e já estamos nos planejamentos para o projeto”, explica Glácia. A ideia é ofertar uma programação que contemple todos os estudantes da universidade. “Será um evento amplo e diversificado.” A previsão é para o segundo semestre.

 

Estiveram presentes na cerimônia o vice-reitor da Uneal de Arapiraca, Clébio Correia de Araújo, a pró-reitora de Planejamento e Gestão da Uneal, Rejane Viana, o diretor da Receita Federal, Plínio Feitosa, a representante da Educação Fiscal na Receita Federal, Valéria Bezerra, e o coordenador pedagógico do Programa de Educação da Fiscal da Sefaz, Yuri Miranda.

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  • Chapéu INOVAÇÃO
  • Bigode Em Arapiraca, Universidade Estadual de Alagoas terá disciplina ministrada por Anderson Barros, coordenador do Núcleo de Apoio Fiscal do município
  • Repórter Felipe Miranda

Microempreendedores individuais (MEI’s) que ultrapassaram o limite de receita bruta anual de R$ 60 mil possuem até o dia 23 de abril para regularizar a sua situação junto à Secretaria de Estado de Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL). Em 23 de fevereiro, um edital publicado no Diário Oficial listou cerca de 600 contribuintes optantes pelo Simples Nacional que tiveram suas inscrições estaduais suspensas, convocando-os para que migrassem para a categoria correta.  Caso isso não ocorra dentro do prazo, as inscrições serão consideradas inaptas e a comercialização de mercadorias estará proibida.

Segundo o gestor do Simples Nacional em Alagoas, Marcio Maciel, apenas 43 empresas procuraram informações nesse primeiro mês de regularização. "O número é baixo quando se considera as mais de 500 que ainda não se pronunciaram", ressalta.

Todos os contribuintes divulgados no edital adquiriram número que ultrapassa o permitido por lei para a categoria, prova que a maioria desses empreendedores precisa migrar para a condição de Microempresa ou até Empresa de Pequeno Porte.

Criado em 2008, o MEI permitiu que trabalhadores autônomos saíssem da informalidade, usufruindo de benefícios como a emissão de notas fiscais e o financiamento em bancos públicos. A condição para se encaixar na categoria é que o faturamento anual não passe de R$ 60 mil e que o contribuinte não tenha participação em outra empresa como sócio ou titular.

Para se regularizar é preciso que o contribuinte acesse o portal do Simples Nacional, selecione a opção de desenquadramento e anexe todas as PGDAS-D até o mês de fevereiro e a DEFIS anual referente ao período de contribuição. Em seguida, deve-se emitir o DAS integral ou aderir ao parcelamento e preencher o anexo I da Instrução Normativa SEF nº 09/2012 (Resumo do Livro Caixa), além do anexo XII da Resolução CGSN nº 94/2011 (Relátório Mensal de Receitas Brutas).

Após protocolar o processo em qualquer repartição fiscal, juntamente ao pedido de reativação da inscrição estadual, o contribuinte deve solicitar o encaminhamento dos pedidos para a Assessoria Especial do Simples Nacional.

Para mais informações você pode acessar o site da Sefaz http://www.sefaz.al.gov.br/ ou ligar para o Call Center em 0800 284 1060.

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  • Chapéu REGULARIZAÇÃO
  • Bigode Com inscrições suspensas desde fevereiro, MEI’s que tiveram faturamento anual superior a R$ 60 mil precisam solicitar desenquadramento na categoria
  • Repórter Felipe Miranda

O secretário de Estado da Fazenda de Alagoas, George Santoro, se reuniu com representantes do Programa de Educação Fiscal da Sefaz e estudantes da Liga Acadêmica de Estudos Tributários da Ufal, nesta sexta-feira (24), para discutir a implementação de um Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) na Universidade. Ainda na reunião foram discutidas outras ações relacionadas ao âmbito do Direito Tributário e a Educação Fiscal.

 

Com sedes no Centro Universitário Cesmac, em Maceió, e na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) de Arapiraca, o NAF hoje é referência em atendimento na área contábil. A parceria firmada com o curso de Direito abre novas perspectivas.

 

“Os esforços agora estão focados no desenvolvimento e fomento de informações, capacitações, seminários e congressos que abordem os tributos, atividade fim da Fazenda”, explica a gerente do Programa de Educação Fiscal da Sefaz, Glácia Tavares.

 

“A reunião de hoje foi a primeira, apenas o início. A ideia é que esse convênio se prolongue, juntamente com as nossas atividades”, explica Samuel Monte, presidente da Liga Acadêmica de Estudos Tributários da Ufal. Fundada no ano passado, a entidade se apresenta como uma ponte entre Estado, academia e comunidade. “A liga é pioneira, a única no país que atua no segmento”.

 

Desenvolver projetos e ampliá-los. A partir de agora, o foco está na cooperação mútua. “Queremos atingir não só o corpo de funcionários da Sefaz e Ufal, como também os estudantes, fiscais e a sociedade como um todo”, conta a gerente. “Uma pessoa que está abrindo uma empresa, por exemplo, possui dúvidas sobre a parte tributária envolvida nesse processo. O básico, às vezes, é desconhecido. Quais recursos são necessários, que tipo de documentação providenciar  são questões freqüentes”.

 

Facilitar o acesso a essas informações é um dos objetivos do convênio. “Assim que o projeto estiver formatado, o apresentaremos para o secretário e para a Reitoria da Ufal. Com esse trabalho também pretendemos abrir espaço para outras faculdades”, conclui Glácia Tavares.

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  • Chapéu DESENVOLVIMENTO
  • Bigode Representantes do Programa de Educação Fiscal da secretaria discutiram com o secretário George Santoro as ações de fomento do segmento
  • Repórter Felipe Miranda

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AL) alerta sobre o novo prazo de entrega da Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquotas e Antecipação (DeSTDA). Pela instrução normativa 17/17, a nova obrigação acessória é voltada para todos os contribuintes do ICMS optantes pelo Simples Nacional, exceto MEI’s, e deverá ser remetida mensalmente, até o dia 28 ou primeiro dia útil seguinte.

Para o envio dos arquivos é necessário certificado digital da empresa, de seu representante legal ou de seu contador, desde que habilitado na Sefaz.

“O programa para preenchimento pode ser baixado gratuitamente no site da Sefaz. Basta clicar no ícone do Simples Nacional no espaço voltado para o contribuinte”, explica o fiscal de tributos Eduardo Egypto. Outra opção é visitar o site http://www.sedif.pe.gov.br/ e clicar no mapa ou no nome de Alagoas.

Em abril, uma nova versão do programa será disponibilizada e deve, necessariamente, ser utilizada pelos usuários para que seja possível a transmissão dos arquivos.

Recomenda-se que os usuários do programa já venham organizando em sistemas próprios os dados que servirão de base para os valores dos tributos a serem declarados em cada período até o dia 29 de maio.

“Dessa forma, evita-se o acúmulo de trabalho e a manutenção dos dados será necessária em caso de futuros questionamentos por ventura levantados pela Sefaz”, afirma Egypto.

Tributos recolhidos antecipadamente não precisam ser declarados. Contribuintes que não entregarem a DeSTDA por dois meses consecutivos ou alternados terão as inscrições enquadradas como inaptas, conforme o art. 24, XVIII, a do Dec. 3481/06.

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  • Chapéu TRIBUTAÇÃO
  • Bigode Até a nova data deverão ser entregues as declarações referentes às competências de janeiro, fevereiro, março e abril
  • Repórter Felipe Miranda

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) conta, a partir de agora, com os trabalhos do novo secretário especial da Receita Estadual, o auditor fiscal Luiz Dias de Alencar Neto. O titular substitui o economista Fabrício Marques Santos, atual secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).

 

Auditor fiscal de tributos estaduais do Estado do Amazonas, desde março de 2006, Luiz Dias afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho realizado pelo secretário anterior, buscando o crescimento sustentável da Receita Estadual.

 

“Nós queremos capacitar os servidores, dando-lhes condições para operar essa modernidade que vai chegar e para que possam colaborar com o desempenho da Secretaria”, enfatiza.

 

Na última edição do Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), em março, Luiz Dias foi indicado como um dos coordenadores nacionais do projeto Simplificação de Obrigações Tributárias, que tem como premissa diminuir a burocracia das secretarias de Fazenda.

 

“O Estado de Alagoas é um dos estados que vai participar do piloto dessa iniciativa. Ao reduzir o número de obrigações, simplificando informações que são redundantes, tornará esse processo cada vez mais transparente, mais simples para os contribuintes”, ressalta.

 

Nesta quinta-feira (23), o novo titular se reuniu com os gerentes da Superintendência da Receita Estadual para se apresentar e tratar de projetos a serem desenvolvidos ao longo de sua gestão.

 

Currículo

 

Luiz Dias de Alencar Neto atuou como líder estadual e nacional da Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final (NFC-e) e coordenou o estudo para implantação da Sefaz Interestadual Tributária, no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

 

De junho de 2016 a janeiro de 2017, exerceu a função de secretário executivo da Receita da Sefaz/AM, sendo responsável por diversos projetos de modernização da administração tributária, como a implantação dos Grupos Especializados de Fiscalização (GEFs) e a utilização da Auditoria em Tempo Real (ATR).

 

Após ser cedido pela Sefaz/AM, atuará como o novo secretário especial da Receita Estadual de Alagoas, colaborando com a modernização do órgão, ao ajudar a implantar vários projetos nacionais acompanhados no Encat e outros fóruns de atualização.

 

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

 

Como líder estadual e nacional da Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final (NFC-e), Luiz Dias foi o responsável pela emissão da primeira Nota Fiscal Eletrônica do país, uma sistemática criada para reduzir os entraves administrativos enfrentados pelos empresários do Brasil e modernizar os sistemas de informação, ampliando a capacidade de atendimento das unidades.

 

O modelo nacional de documento fiscal eletrônico substituiu o processo de emissão do documento fiscal em papel, com validade jurídica garantida pela assinatura digital do remetente, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes, além de permitir o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco.

Os postos de atendimentos da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) nas Centrais Já! de Atendimento ao Cidadão, vinculadas à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), têm ajudado a sanar as  principais demandas da população alagoana, que necessita de informações sobre questões ligadas aos assuntos fazendários. 

 

Conforme as informações da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC), os números de atendimentos da Sefaz têm crescido gradativamente ao longo dos meses. Entre os serviços mais buscados estão a emissão de Documento de Arrecadação (DAR), a realização de realização de cadastro, consultas aos saldos e resultados de sorteios e utilização dos créditos gerados pelo programa Nota Fiscal Cidadã, além de retiradas dúvidas sobre documentos necessários para a realização de outros serviços junto à Fazenda. 

 

“De modo geral, os postos da Sefaz são alternativas para as pessoas darem entrada em diversos tipos de processos ou buscar informações ligadas à Secretaria da Fazenda, sem necessariamente precisarem se deslocar até o órgão. A cada ano, o número de atendimentos cresce nas unidades de atendimento e isso é a prova de que a parceria é fundamental para todos os alagoanos”, explica o secretário titular da Seplag, Fabrício Marques Santos. 

 

Os postos da Sefaz garantem ainda que os contribuintes alagoanos realizem a protocolização de processos, consultem o fornecimento da situação fiscal do contribuinte e eventuais pendências no âmbito da Fazenda, além da possibilitarem a emissão da Taxa de Bombeiros e do requerimento da Certidão Negativa de Débitos.

 

 

“O atendimento ao alagoano deve ser de qualidade e de excelência. Com parcerias como a da Sefaz, estamos contribuindo para que a descentralização dos serviços ocorra no Estado. Por este motivo, incentivamos a presença dos postos da Fazenda nas Centrais”, completa Fabrício Marques Santos. 

 

Atualmente, conforme a SAC, os postos da Sefaz estão presentes nas três Centrais de Maceió e no município de Porto Calvo, localizado na região norte do Estado. Para ser atendido, basta que o cidadão procure um dos postos do órgão em uma das Centrais do Já! e aguarde o atendimento ocorrer. Em caso de dúvidas, também é possível consultar mais informações sobre serviços no Guia de Serviços do Governo (servicos.al.gov.br).

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  • Chapéu ATENDIMENTO
  • Bigode Centenas de alagoanos procuram os postos de atendimento da Secretaria de Estado da Fazenda para resolver pendências
  • Repórter Igor Gouveia

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AL) informa que tornará inapta, a partir de 4 de abril, cerca de sete mil empresas que possuem irregularidades quanto as suas obrigações tributárias acessórias. O ato está previsto no edital GECAD nº 164/2017, publicado no Diário Oficial desta terça-feira (21).

 

Os contribuintes que entregarem a documentação necessária até a data da inaptidão contam com 80% de desconto no valor da multa por omissão de informações. Todo o procedimento pode ser feito online.

 

Em agosto de 2016, o número de contribuintes enquadrados com omissão de informações era de 14 mil. Na época, uma campanha foi promovida pela Sefaz/AL com o intuito de informar ao público do cumprimento das obrigações tributárias e de prestação de contas.

 

“Estivemos na mídia e em diversos setores da sociedade chamando a atenção para essas pendências. O Conselho Regional de Contabilidade também esteve envolvido”, explica a gerente de Planejamento de Ação Fiscal, Alexandra Vieira. Um prazo foi dado para que os contribuintes verificassem as demandas e fossem em busca da regularização de forma espontânea.

 

Em uma segunda etapa, um edital foi publicado, convocando os inadimplentes para a regularização, em um prazo de 20 dias. O resultado foi uma redução de 50% das irregularidades. “O número ainda é expressivo. Essas sete mil empresas, caso não regularizem a situação, estarão inaptas até o início do próximo mês.”Trata-se de uma última oportunidade de resolver a situação. E não há motivo para adiar ainda mais o problema.

 

Como regularizar

 

As pendências em questão são duas. A Declaração de Atividade do Contribuinte (DAC) e a Escrituração Fiscal Digital (SPED). Ambas devem ser enviadas pela web. A regularização é feita com o envio do arquivo que está omisso, porém, o pagamento da multa não é condição impeditiva para o envio dessa documentação. “Assim que o contribuinte regulariza sua empresa, a cobrança é cessada e o pagamento pode ser feito posteriormente”, explica Alexandra.

 

Os contribuintes que não regularizarem e tiverem sua inscrição tornada inapta deverão solicitar o pedido de baixa ou sanar as pendências. É necessário solicitar a reativação.

 

Para tirar dúvidas e conferir a lista de pendências em aberto basta acessar o Portal do Contribuinte, no site da Sefaz ou conferir o edital. Outra possibilidade é ligar para o Call Center no 0800 284 1060 ou se dirigir às Centrais Já! e Chefias Regionais de Administração Fazendária (Crafs).

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) promove nesta terça-feira (21) o repasse dos créditos da Nota Fiscal Cidadã, referente às solicitações feitas entre os dias 10 de janeiro e 10 de março.

Na oportunidade, cerca de R$ 204 mil serão repassados aos 1.800 consumidores requerentes. O valor será depositado na conta corrente cadastrada no sistema pelo próprio participante.

A gerente do Programa Educação Fiscal da Sefaz, Glácia Tavares, relembra a importância da participação na campanha Nota Fiscal Cidadã.

“Além de ter o retorno de uma parcela do ICMS pago na aquisição de produtos em estabelecimentos comerciais, por meio da inserção do CPF na nota fiscal, o consumidor pode ajudar doando suas notas a instituições sociais beneficentes”, afirma. 

“É preciso que as informações no cadastro de todos os consumidores estejam atualizadas”, disse Glácia Tavares. Caso ocorra algum problema, o participante deve procurar a gerência de Educação Fiscal, em Jacarecica, e levar extrato bancário para que seja aberto processo administrativo.

Para obter mais informações, basta entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou buscar atendimento na Gerência de Educação Fiscal, em Jacarecica, no Já do Farol ou no Shopping Pátio Maceió.

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