Sexta, 11 May 2018 14:43

Sefaz disponibiliza manuais para operacionalização de procedimentos financeiros

(0 votos)
Disponibilizados no próprio sistema e também no site da Fazenda, sete publicações já foram realizadas Disponibilizados no próprio sistema e também no site da Fazenda, sete publicações já foram realizadas Divulgação

Após quatro meses da implantação do Sistema Integrado de Administração Financeira e Contábil do Estado de Alagoas (Siafe/AL), a Secretaria da Fazenda continua empenhada em aprimorar as rotinas com a nova ferramenta. É por isso que disponibilizou manuais para os usuários do Siafe estarem cada vez mais preparados para operacionalizar suas atividades com a plataforma de maneira sempre assertiva.

Disponibilizados no próprio sistema e também no site da Fazenda, sete publicações já foram realizadas. Por meio delas é possível encontrar informações sobre nota de empenho, nota de liquidação, programação de desembolso, nota patrimonial, entre muitos outros documentos utilizados na administração dos recursos financeiros do Estado.

No material é possível verificar também um conteúdo voltado para diversos procedimentos contábeis como diárias, suprimento de fundos, material de consumo, receitas diversas, ajustes de exercícios anteriores, convênios de despesas e receitas.

Para encontrar os manuais o usuário do Siafe deve acessar o sistema, clicar em “apoio”, em seguida optar por “base de conhecimento” e por último, documento técnico. Após esses procedimentos, basta escolher um dos temas expostos. Ou se preferir pela busca no site da Sefaz,  é necessário seguir o caminho que inicia por  “Finanças” continua em “Siafe” e termina no item “Procedimentos Contábeis”.

Até o final do primeiro semestre haverá a publicação de outros materiais como esses.

Relembre - O Siafe/AL começou a ser implantado nos órgãos estaduais em janeiro, de forma gradativa, seguindo cronograma definido pela Sefaz e priorizando as particularidades de cada unidade gestora. A plataforma que integra os procedimentos orçamentários, financeiros e contábeis do Estado, foi preparada para instalação durante sete meses, considerado tempo recorde, pois normalmente instalações do tipo são realizadas por no mínimo dois anos.

Informações adicionais

• Chapéu: SIAFE
  • Bigode: Conteúdo foi publicado para usuários; plataforma permite controle social pela população para otimizar gastos públicos
  • Repórter: Isabelle Monteiro