Terça, 16 April 2024 16:06

Servidores da Sefaz participaram de curso de Administração Financeira Orçamentária

Iniciativa ofereceu aos servidores a chance de aprimorar suas habilidades e conhecimentos Iniciativa ofereceu aos servidores a chance de aprimorar suas habilidades e conhecimentos Karyne Gomes

Os servidores da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) participaram, nos dias 15 e 16 deste mês, do curso de Administração Financeira Orçamentária (AFO), na modalidade de Gestão Financeira. A capacitação foi realizada em um hotel na Ponta Verde.

A iniciativa ofereceu, aos servidores da pasta a chance de aprimorar suas habilidades e conhecimentos, visando uma gestão mais eficiente dos recursos públicos.

O superintendente especial do Tesouro Estadual, João Pedro Meira Reis, explicou que o curso está inserido nas ações do Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil (Profisco), que financiam projetos voltados para a modernização do Fisco alagoano.

“A importância desse treinamento é inegável, pois visa fortalecer as habilidades dos responsáveis pela administração dos recursos financeiros do nosso estado. Ao final do curso os participantes estarão mais aptos a enfrentar os desafios e garantir a eficiência na gestão financeira, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e social de nosso estado”, enfatiza o superintendente.

O Curso

O curso, que contou com a orientação de Paulo Henrique Feijó, um dos mais respeitados profissionais da área, qualificou os servidores do tesouro estadual, auditores e assessores sobre os conceitos e mecanismos fundamentais da gestão de tesouraria. Foram abordados desde atividades operacionais de arrecadação e pagamento até a elaboração de estimativas de fluxos e saldos de caixa.

Paulo Henrique é bacharel em Ciências Contábeis, com pós-graduação em Contabilidade e Finanças. Atualmente analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Feijó já participou de diversas iniciativas voltadas para o aperfeiçoamento da gestão das finanças públicas, tendo atuado em atividades de capacitação de gestores públicos em todo o país.

Com aulas expositivas e exercícios práticos, o curso tratou de temas como: Princípios e conceitos de gestão financeira; conta única do tesouro e sistema integrado de administração financeira (Siafic); controle de ingressos de recursos na tesouraria e na conta única do tesouro (CUT); e programação financeira e gestão de liquidez.