Sexta, 08 March 2024 09:03

Sefaz Alagoas celebra o Dia Internacional da Mulher com homenagem especial

Notavelmente, 35% dos cargos de gestão da Sefaz-AL são ocupados por mulheres. Notavelmente, 35% dos cargos de gestão da Sefaz-AL são ocupados por mulheres. Ascom Sefaz
Para honrar as servidoras fazendárias e enaltecer as mulheres alagoanas, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL) colocou uma faixa em seu prédio-sede e outra na sua unidade administrativa com a seguinte frase: "Elas podem muito mais!". A iniciativa visa celebrar o Dia Internacional da Mulher (8 de março) que representa marcos significativos nas esferas social, política e econômica. Notavelmente, 35% dos cargos de gestão da Sefaz-AL são ocupados por mulheres, evidenciando sua relevância no contexto organizacional.

A data é uma oportunidade para refletir sobre a luta das mulheres na era moderna pela conquista de direitos e ocupação de espaços. Atualmente, as mulheres desempenham papéis anteriormente considerados exclusivos para homens, ocupam posições de destaque em instituições públicas e privadas, e contribuem significativamente para o mercado de trabalho, demonstrando um compromisso incansável.

"A expressão na faixa enfatiza a capacidade, potencial e competência das mulheres na área profissional, encorajando-as a buscar e alcançar posições de destaque, superando barreiras e estereótipos de gênero. Essa afirmação promove a ideia de que as mulheres têm habilidades e talentos valiosos que as capacitam a alcançar sucesso e liderança em suas carreiras, inspirando confiança e incentivando o empoderamento feminino no ambiente profissional", salienta a secretária de Estado da Fazenda de Alagoas, Renata dos Santos.

A alta gestão da Sefaz-AL é formada por quatro membros, destacando-se pela presença significativa de liderança feminina, com três mulheres, representando 75% do quadro. Apesar da da Secretaria de Fazenda ser tradicionalmente associada à liderança masculina, é considerado que 35% dos cargos de chefia são ocupados por mulheres. A instituição continua dedicada a promover oportunidades e formação para mulheres líderes, reiterando seu compromisso constante com a busca pela equidade de gênero.

Essa política está alinhada com a visão do Governo de Alagoas, que se destaca como o único do país a contar com grande presença feminina em seu secretariado. No total são 28 secretários de estado, sendo 15 mulheres e 13 homens no primeiro escalão, retratando quase 54% de liderança feminina. A ideia é seguir promovendo a ampliação da presença feminina em espaços de tomada de decisão.

A secretária Renata dos Santos compartilhou que ao longo da sua trajetória na área econômica, enfrentou desafios significativos ao ocupar cargos majoritariamente masculinos. A superação eficiente dessas adversidades envolveu lidar com situações de machismo, preconceito e questionamento da sua competência profissional.

"Lamentavelmente, estereótipos de gênero persistem em certos ambientes de trabalho, criando obstáculos para o progresso profissional das mulheres. Reconhecer esses desafios é crucial, além de promover a igualdade de gênero para vencer tais questões. Antes, a sociedade limitava mulheres a cargos de gestão com características consideradas femininas, mas essa perspectiva está evoluindo, e Alagoas está liderando essa mudança. Costumo afirmar: mais mulheres na política; mais políticas voltadas para as mulheres", frisa.

Essa data vai além de uma mera comemoração, servindo como um momento para destacar as conquistas alcançadas e promover a conscientização para erradicar as desigualdades de gênero em todas as sociedades. É crucial ressaltar que essa data celebra o protagonismo daquelas que, ao longo dos anos, resistiram pela garantia da igualdade de gênero, alcançando condições de trabalho e vida mais justas.

"Somos evidências vivas do impacto positivo da liderança feminina e da gestão compassiva exercida por mulheres. Contamos com mulheres à frente em várias áreas da Sefaz, desde o gabinete até as superintendências, gerências e chefias. Isso promove resultados notáveis e uma constante humanização. A Secretaria da Fazenda é conduzida com excelência, sendo eficientemente gerida e administrada por nossas dedicadas líderes femininas", ressalta o secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy.

Sobre a origem da data
Dentre as versões sobre a origem do dia 8 de março, a mais difundida é a de que surge nos Estados Unidos em meados do século XIX, quando aproximadamente 130 funcionárias de uma indústria reivindicaram melhores condições de trabalho e salário, enfrentando uma disparidade salarial de treze vezes em relação aos homens. A ativista alemã Clara Zetkin propôs a criação do Dia Internacional da Mulher em 1910, buscando mobilizar mulheres trabalhadoras globalmente e abordar questões relacionadas à igualdade nos direitos civis, políticos e sociais.