Quarta, 06 September 2023 12:40

Sefaz Alagoas promove encontro sobre Educação Fiscal no município de Arapiraca

Além da capacitação, a equipe do PEF deu continuidade com suas visitas às entidades. Além da capacitação, a equipe do PEF deu continuidade com suas visitas às entidades. Karyne Gomes

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) realizou, nessa terça-feira (5), um encontro sobre Educação Fiscal no município de Arapiraca. A capacitação contou com palestras conduzidas pela Comissão Mista do Grupo de Educação Fiscal (Gefe-AL), com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância do Programa de Educação Fiscal (PEF) e da campanha Nota Fiscal Cidadã (NFC). O encontro ocorreu no auditório da 5ª Gerência Especial de Educação (GEE).

Segundo o presidente do Grupo de Educação Fiscal do Estado (GEF) da Sefaz-AL, Yuri Miranda, essas iniciativas têm o propósito de envolver ativamente os educadores. "Estamos unindo esforços para sensibilizar secretários, diretores, coordenadores e a equipe técnica da educação. A finalidade é sensibilizar e promover ações para a implementação do programa”, falou.

Presente na palestra, a chefe de Educação Fiscal da Sefaz-AL, Juliane Calheiros, enfatizou como a NFC tem contribuído para melhorar a vida de muitas pessoas no estado. “Esse momento é uma oportunidade valiosa para convidar outras pessoas a se cadastrarem na campanha. Destaco que o trabalho em conjunto com a comunidade fortalece a conscientização sobre os tributos e seus benefícios para o desenvolvimento de Alagoas”, reforçou.

O gerente da 5ª GEE, Afonso Alcântara, agradeceu pelo encontro e destacou o quanto é essencial este momento para promover o projeto de Educação Fiscal nas escolas. “É fundamental nos reunirmos com os gestores e que agora pretendemos espalhar esse projeto para as equipes escolares e professores. O objetivo é criar um projeto que seja aplicado diretamente aos estudantes e implementá-lo em todas as escolas dos municípios abrangidos pela gerência regional”, frisou.

Além da capacitação, a equipe do PEF da Sefaz-AL deu continuidade com suas visitas às entidades que são beneficiadas com os recursos provenientes dos sorteios da campanha NFC ainda no município de Arapiraca. Confira abaixo:

Associação dos Deficientes Físicos e Mentais

Existente há 34 anos, a instituição oferece serviços de tratamento e reabilitação física, intelectual e visual, para bebês, crianças, jovens, adultos e idosos. A equipe é composta por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, assistentes sociais, enfermeiros, educador físico, e outros. Também contém serviços de equoterapia e distribuição de cadeiras de rodas, muletas e andadores. Ao todo, atende 900 pacientes.

“Adquirimos equipamentos eletrônicos para agilizar tarefas administrativas e melhorar o atendimento a colaboradores, profissionais e usuários. Com os recursos obtidos, conseguimos comprar os itens, incluindo computadores, estabilizadores, registradores de ponto eletrônico, impressoras, bebedouro, micro-ondas, tanquinho de lavar, notebooks, TV, celulares e caixa de som”, disse a coordenadora Keyla Nunes.

Associação Civil Lar Semear

Fundada há 12 anos, a entidade tem o objetivo de auxiliar no processo de recuperação de pessoas do sexo masculino em situação de dependência química e também de seus familiares. Atualmente, atende um total de 52 pessoas.

“Ao longo dos anos, com os recursos que conquistamos nos sorteios, conseguimos comprar uma TV, caixas de som, microfones, cadeiras de plásticos, ventiladores, fogão industrial, notebooks, armários, camas e impressoras. Essa campanha da NFC é fundamental, pois nos ajuda a fazer um planejamento semestral e permite que a entidade reajuste os seus projetos de acordo com suas necessidades”, comentou a diretora Eliane Soares.