Quarta, 30 August 2023 18:08

Servidores da Sefaz-AL visitam cidade de Pilar para conhecer as instalações da empresa Origem Energia

Mais uma visita técnica foi realizada por servidores da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL). Desta vez, o destino foi a empresa Origem Energia - Base de Pilar- AL, a 34 km da capital alagoana. A iniciativa, realizada na manhã desta quarta-feira (30), encerra a programação do mês do servidor fazendário.

Cerca de 30 servidores fazendários participaram da ação que teve o propósito de conhecer as instalações da empresa responsável pela geração de energia proveniente da produção de petróleo e gás natural terrestre no município da região metropolitana do estado. O objetivo da empresa, localizada em Alagoas, é contribuir para que o estado possa ser um dos principais centros energéticos do Nordeste.

A secretária de Estado da Fazenda de Alagoas, Renata dos Santos, e o secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy, estiveram presentes na visita e demonstraram satisfação em conhecer de perto, junto aos servidores da Sefaz, as instalações da empresa responsável pela distribuição de gás para todas as regiões do estado.

“É muito importante vir aqui e perceber todo trabalho que é realizado para tornar o estado de Alagoas com cada vez mais destaque no âmbito nacional. A Origem Energia é responsável pelo abastecimento de gás em Alagoas e tem almejado se tornar um grande polo de distribuição energética no Nordeste, o que trará um retorno significativo por meio de uma maior geração de receita para o estado. Desse modo, ganha o contribuinte, ganha o desenvolvimento de Alagoas e do Brasil”, destacou a secretária.

Renata lembrou ainda dos benefícios gerados com a instalação da empresa por meio dos pagamentos royalties e dos impostos que são devolvidos ao estado. Na ocasião, a secretária agradeceu aos servidores pelo trabalho ofertado na secretaria e recordou de outras agendas realizadas no mês do servidor fazendário.

“Esse mês nós tivemos a visita ao Centro de Distribuição da Natura em Murici, tivemos nosso planejamento estratégico e diversas outras pautas importantes pelas quais eu acredito que serem necessárias para cada um de vocês, independente da área de atuação, oportunizando enxergar de perto como o trabalho da Fazenda é transformador para a sociedade alagoana. Seguiremos com segurança jurídica e sempre pensando no que podemos melhorar no estado. Ver esse trabalho aqui é gratificante”, frisou.

O auditor fiscal e líder do grupo de trabalho (GT) de Petróleo, Gás, Combustíveis e Lubrificantes da Sefaz-AL, Vinicius Leal, foi um dos servidores da Fazenda a estarem presentes na visita e reafirmou a fala da secretária além de destacar os benefícios desse encontro para o GT.

“Essa visita serviu para vermos de forma prática os investimentos que já foram feitos aqui pela empresa, mas também aqueles que ainda serão feitos no futuro. Isso nos ajuda a entender melhor o fluxo de trabalho e a desenvolver uma formulação ainda melhor da nossa legislação para esse importante segmento para o estado que é uma indústria de base”, apontou.

O gerente tributário da empresa, Rodrigo Novo, comentou sobre a importância da troca de conhecimentos entre os profissionais da Origem e os servidores da Secretaria da Fazenda, tendo em vista a relevância de receber a visita da secretária da Fazenda e do corpo técnico do órgão.

“Ter essa proximidade com o time técnico da Sefaz auxilia na disseminação do conhecimento do cotidiano da operação de um polo industrial cuja produção majoritária é de 80% de gás natural. Essa proximidade permite que soluções tributárias sejam desenhadas de modo a viabilizar a operacionalização de soluções energéticas inovadoras no Brasil”, ressaltou.

Sobre a empresa

Desde a aquisição do Polo Alagoas (campos terrestres e um em águas rasas) em fevereiro de 2022, a Origem Energia mais que dobrou a produção de gás natural das estações Pilar e Furado. Somados, passaram de 396 mil metros cúbicos por dia (em fevereiro) para produzir os atuais 1,5 milhão de metros cúbicos por dia. Em agosto deste ano, a empresa registrou uma produção total de 12 mil barris de óleo equivalente/dia (petróleo e gás).

“O Polo Alagoas tem uma localização muito estratégica e conta com infraestrutura integrada que possibilita que soluções energéticas, a base do gás, sejam desenvolvidas e ofertadas para o Nordeste. Nosso trabalho aqui impacta positivamente o estado de Alagoas com a geração de empregos diretos, impostos e royalties repassados à União, além de parcerias com centros de pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento econômico nacional mais homogêneo”, enfatizou o CEO da Origem, Luiz Felipe Coutinho.

A Origem Energia é uma das principais empresas brasileiras independentes onshore que atua no segmento de energia e infraestrutura com soluções integradas à base de gás com foco no desenvolvimento e segurança da matriz energética do país. A empresa opera 32 concessões nos estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Norte.

Com infraestrutura integrada, a Origem conta com uma rede de 480 km de gasodutos, uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) e acesso direto ao sistema nacional de gás por meio da Transportadora Associada de Gás (TAG) e ao Terminal Marítimo de Alagoas (TAMAC), além de um projeto piloto de Estocagem Subterrânea de Gás Natural (ESGN) e dois projetos termelétricos licenciados com uma capacidade combinada de 280 MW.