Terça, 08 March 2022 21:10

Alagoas conta com mulheres notáveis para a construção do saneamento básico no Estado

(0 votos)
O avanço nas conquistas sociais, políticas e econômicas para as mulheres é o fundamento do Dia Internacional da Mulher O avanço nas conquistas sociais, políticas e econômicas para as mulheres é o fundamento do Dia Internacional da Mulher Ivo Neto

O relatório das Nações Unidas de 2016 aponta que a falta de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos afetam de forma mais intensa a vida das mulheres do que a dos homens, por elas estarem mais envolvidas nas atividades domésticas e nos cuidados com as pessoas.

O avanço nas conquistas sociais, políticas e econômicas para as mulheres é o fundamento do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Para a prefeita de Feliz Deserto e vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Rosiana Beltrão, a assinatura do Contrato de Concessão dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário dos municípios integrantes dos blocos B (Agreste e Sertão) e C (Litoral e Zona da Mata) é de suma importância para o Estado de Alagoas.

“Fomos beneficiados com serviço de saneamento para a região do Litoral. É um valor muito significativo, pois assim chegarão mais programas para a saúde das mulheres da nossa cidade. Já autorizei a compra de uma van que servirá para o transporte das mulheres no tratamento de câncer e hemodiálise. Tenho certeza que todas vão se sentir mais amparadas com as nossas ações sociais”, frisa.

O saneamento básico é um direito de todo cidadão, reconhecido há anos pela Organização das Nações Unidas (ONU), mas só foi possível acontecer em Alagoas o projeto de universalização do saneamento, graças ao trabalho conjunto do setor público e privado, que reuniu equipes com mulheres notáveis em diferentes áreas de atuação.

“Um agradecimento especial a mulheres importantes à construção desse projeto como todo. A secretária especial do Tesouro Estadual, Renata dos Santos, é um exemplo incontestável de competência e eficiência na gestão dos recursos financeiros do projeto. Ela liderou o processo desde o início, junto com sua equipe composta por muitas mulheres”, afirma o secretário de Fazenda do Estado de Alagoas, George Santoro.

Segundo a Head de Novos Negócios da empresa Águas do Sertão, Eduarda Constantino, o projeto de saneamento de Alagoas reuniu um grupo muito grande de mulheres talentosas, que foram determinantes para esse marco histórico.

“Nós sabemos o quanto o saneamento básico é importante para a população, afeta diretamente nós mulheres no nosso dia a dia. Estamos muito felizes de estar aqui e poder trazer mais qualidade de vida e dignidade para a população alagoana e, mais uma vez, um especial parabéns para as mulheres aqui do Estado”, conclui.

“A seriedade com que a Secretaria da Fazenda de Alagoas conduzia os projetos e a rapidez nas respostas de dúvidas que surgiram nos ajudou muito como parceiro investidor. Quando você está buscando um projeto, isso faz uma diferença. A Sefaz é ótima. A gente adorou trabalhar com eles”, ratifica a diretora sanitária da Águas do Sertão, Sueli Oliveira.

A água e o saneamento básico são recursos vitais e direitos humanos essenciais para a saúde, sustentabilidade ambiental e prosperidade econômica. Pensando nisso, em 2016, o Governo de Alagoas deu início ao projeto de concessão do saneamento que foi desenvolvido sob a liderança da Secretaria da Fazenda e contou com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Informações adicionais

• Chapéu: EMPODERAMENTO
  • Bigode: Força dos talentos femininos para erguer um projeto histórico em Alagoas
  • Repórter: Tatyane Barbosa