Sexta, 13 October 2023 11:14

Conheça a história dos servidores da Sefaz-AL que estão participando da Medalha Silvio Vianna

Homenagem é destinada aos servidores públicos ativos. Homenagem é destinada aos servidores públicos ativos. Ascom Sefaz-AL

Ao longo de suas carreiras, três servidores estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) demonstraram determinação, coragem e comprometimento. Essas qualidades moldaram suas jornadas no órgão, resultando em sua indicação para participar da etapa final da Medalha Silvio Vianna. Essa honraria é concedida no funcionalismo público do estado em reconhecimento à trajetória de serviço exemplar.

A homenagem é destinada aos servidores públicos ativos que integram o quadro permanente de cargos do serviço civil do Poder Executivo do Estado de Alagoas. Abaixo, você encontrará a história de cada um desses servidores públicos da Sefaz-AL.

Flávio Melo de Paula, Auditor Fiscal da Receita Estadual e chefe de Orientação Tributária da Sefaz-AL, é um exemplo de superação e dedicação ao serviço público estadual de Alagoas, com mais de 20 anos de experiência. Em 2020, com o fim do Call Center devido à chegada da Atendente Virtual, a Nise, o servidor dedicou-se à chefia de Orientação Tributária. Durante a pandemia da Covid-19, desempenhou um papel essencial no Atendimento ao Contribuinte. Ele aproveitou e compartilhou sua história de vida emocionante com todos.

"Aos 13 anos de idade, fui diagnosticado com Uveíte, uma inflamação na retina que causa a inflamação da úvea, uma estrutura intra-ocular que cobre o olho por dentro em quase toda a sua extensão e comprometeu mais de 70% da visão dos dois olhos. Após o diagnóstico, meu primeiro desafio foi ter que se adaptar aos estudos. Em 2010, perdi o restante da visão, que era quase 30%. A partir daí, comecei a utilizar ferramentas adicionais de leitura e som”, comentou.

A Maria Luiza do Nascimento, atual superintendente de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade da Sefaz-AL, começou os seus 41 anos de serviço público na Administração Pública como técnica em Estatística no órgão. É assistente fazendária e iniciou em 1982 no órgão.

“Acompanhei diversas mudanças tecnológicas, desde a máquina de datilografia até a era dos softwares modernos nos computadores. A gente começou na parte da fichinha para ir para tudo no sistema, e passamos do Fusquinha pra Ferrari. Com isso, a tecnologia ajudou bastante”, acrescentou, destacando que seu nome é conhecido como ‘Luiza do Financeiro’, pelos profissionais.

Já a Maria Teresa Gomes de Souza Mendes, ocupante do cargo de superintendente de Normas e Acompanhamento Contábil na Sefaz-AL, tem 21 anos de serviço e ingressou como Auditora de Finanças e Controle de Arrecadação por meio do concurso de 2002. Sua trajetória é marcada por realizações e contribuições para a gestão financeira e contábil do estado de Alagoas, incluindo sua liderança como diretora de Contabilidade do Estado entre 2007 a 2014.

“Uma das conquistas mais significativas durante meu período de diretora foi a minha participação no Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) no estado de Alagoas. E em 2017 participei da migração do antigo programa, conhecido como Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem-AL), para o atual Sistema Integrado de Administração Financeira e Contábil do Estado (Siafe), modernizando para mais completo e didático”, complementou.