Quarta, 15 September 2021 11:15

Sefaz incentiva lançamento de gibi e aplicativo interativo de Educação Fiscal de São José da Laje

A prefeitura de São José da Laje lançou, na última quarta-feira (08), o projeto "Turma Lajense: Da Cidadania Cultural à Cidadania Fiscal”, disponibilizando um gibi e aplicativo game que buscam orientar a população sobre a importância social do tributo. Para incentivar a iniciativa e reforçar a parceria com o município, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) também esteve presente no evento, sendo representada pelos auditores fiscais Glácia Tavares e Yuri Miranda.

O projeto “Turma Lajense” busca proporcionar à sociedade informações sobre os tributos e para onde eles são destinados, destacando a cultura e história do município. O aplicativo, já disponível na plataforma digital Android, possibilita aos usuários o aprendizado e reflexão sobre a atividade financeira do município, investimentos em políticas públicas, como saúde, infraestrutura, educação, etc. Já o gibi "Turma Lajense" pode ser acessado aqui

“O nosso projeto é pioneiro no Brasil e motivo de muito orgulho para Alagoas, o gibi e o aplicativo Turma Lajense vão contribuir para que toda a sociedade entenda a importância dos tributos para os serviços prestados pelo município nos diversos setores como escola, saúde, cultura, lazer, etc. São importantes ferramentas lúdico-pedagógicas a serem trabalhadas com os alunos das escolas municipais, estaduais, privadas e comunidade em geral”, destacou a idealizadora do projeto e Procuradora do município, Roseli Matias.

Para o Coordenador Pedagógico do Programa de Educação Fiscal (PEF), Yuri Miranda, a importância do projeto se dá pela inovação, criatividade e diversidade que a Turma Lajense apresenta. “O gibi e o aplicativo chamam a atenção das crianças e de toda população para importância da cidadania e educação fiscal, pois é um projeto relevante que incentiva a inclusão e o respeito através de seus personagens. Nós da Fazenda estamos muito felizes em fazer parte desse momento e também pela parceria que temos com a implantação do projeto de Educação Fiscal nas escolas de São José da Laje, capacitando, assim, toda comunidade escolar”.

A prefeita Angela Vanessa falou sobre a importância dos parceiros nos projetos. “Prezamos sempre pelo cuidado com os tributos, destinando-os em ações de políticas públicas que vêm ao longo dos anos ajudando a desenvolver São José da Laje. Agradeço a todos os nossos parceiros que fizeram com que esse projeto fosse possível e vamos continuar avançando, pautando a administração tributária como um pilar fundamental da nossa gestão”.

O programa

O projeto “Da Cidadania Cultural à Cidadania Fiscal” faz parte do Programa Municipal de Educação Fiscal e Gestão Tributária e possui os seguintes objetivos específicos: interdisciplinar cultura e história vivenciada no contexto municipal para estimular de forma atrativa o interesse sobre os direitos e deveres fundamentais de pagar e cobrar os tributos; disponibilizar conhecimentos básicos para a compreensão dos tipos de tributos municipais, formas de arrecadação e destinação social, além de promover valores acerca da importância do pagamento dos tributos para efetivação de políticas públicas. A iniciativa surgiu durante a dissertação de mestrado da Procuradora Geral do município, Roseli Matias, em que São José da Laje utilizou o aprofundamento das pesquisas sobre a essencialidade da administração tributária municipal, sobretudo no contexto pandêmico.