Quarta, 08 November 2017 10:27

Estudantes aprendem sobre cidadania em “Jornada de Educação Fiscal”

Não restam dúvidas que tributos, impostos e muita matemática são aspectos importantes da disciplina eletiva “Educação Fiscal”. No entanto alunos da Escola Estadual de Ensino Integral Marcos Antônio, localizada no Benedito Bentes, adicionaram mais um elemento no processo de aprendizagem: a solidariedade.

Durante a “Jornada de Educação Fiscal”, que teve início nesta quarta-feira (08) e segue até o próximo dia 23, os 200 estudantes da instituição terão a missão de conseguir novos adeptos à Campanha Nota Fiscal Cidadã (NFC) e com isso o compartilhamento de cupons com oito projetos sociais participantes do programa.

Para o coordenador pedagógico do Programa de Educação Fiscal, Yuri Miranda, a iniciativa integra o cronograma de atividades dos alunos que estão cursando a matéria Educação Fiscal, mas também pretende envolver os demais membros do colégio.

“É uma iniciativa que busca trabalhar o comprometimento com o bem comum, enfatizando o valor social dos tributos e a sua conexão com os gastos públicos. Os acadêmicos da disciplina têm a missão de coordenar a Jornada que propõe uma participação massiva dos alunos”, detalha Yuri, acrescentando que a Jornada premiará os seis participantes que conseguirem maior número de cadastros, além de recompensas para equipes.

“Serão disponibilizado folhetos para os alunos preencherem com os dados dos novos adeptos a NFC e os alunos da eletiva “Educação Fiscal” fiscal também ficarão responsáveis pelo cadastro no sistema. A recompensa desse trabalho contam com um X-BOX, Playstation 3 370gb, Playstation 3 180gb e três DVDs com Karaokê, além de medalhas e troféus”, complementa Yuri.

Para a diretora adjunta da Escola, Rosângela Rodrigues, os benefícios da Jornada vão além dos muros da instituição educativa. “Essa dinâmica com os alunos é extremamente importante para mostrar o quanto é possível ajudar o próximo pedindo o CPF na nota. Queremos despertar o lado solidário deles e que isso gere resultados multiplicadores”, pontuou Rodrigues durante a apresentação do regulamento.

Os alunos estão ansiosos para participar do desafio e até quem sabe levar um dos prêmios. A estudante do ensino médio Rita de Cássia, 16 anos, enxerga a Jornada também como uma oportunidade para todos aprenderem sobre educação fiscal.

“Eu tinha muita curiosidade em aprender sobre a educação fiscal. Antes eu não tinha idéia que quando a gente comprava um produto se retirava impostos e que isso é utilizado para construir escolas e hospitais. Com essa gincana até outros alunos que ainda não pagaram a disciplina podem saber mais sobre o tema”, conclui a estudante.