Sábado, 22 October 2016 15:40

George Santoro palestra sobre os avanços da Gestão Fiscal de Alagoas

Ao abordar o tema Finanças Públicas Estaduais: Quadro Econômico Atual, o chefe do Fisco alagoano prestou contas sobre as ações que têm resultado no aperfeiçoamento da gestão fazendária Ao abordar o tema Finanças Públicas Estaduais: Quadro Econômico Atual, o chefe do Fisco alagoano prestou contas sobre as ações que têm resultado no aperfeiçoamento da gestão fazendária Ascom/Sefaz

O secretário de Estado da Fazenda de Alagoas, George Santoro, ministrou nesta sexta-feira (21) a palestra sobre os desafios e resultados de Alagoas em meio à crise econômica do Brasil. O evento aconteceu na Faculdade de Negócios (FAN), no Jaraguá.

Na palestra, os participantes foram apresentados a uma visão diferenciada da estrutura econômica de Alagoas e tiveram acesso aos aspectos relevantes, e que ainda são de pouco conhecimento da maior parte da população, como informações da sistemática que envolve a competitividade das indústrias no Nordeste. “Alagoas, por exemplo, é um dos Estados que mais movimenta a economia no país por ter indústrias importantes, como a que o torna um dos maiores produtores de PVC do Brasil”, destaca Santoro.

Ao abordar o tema Finanças Públicas Estaduais: Quadro Econômico Atual, o chefe do Fisco alagoano prestou contas sobre as ações que têm resultado no aperfeiçoamento da gestão fazendária, apontando dados significativos a respeito da situação financeira e fiscal do Estado, e ressaltou a importância de debater o assunto para públicos distintos. “O encontro foi muito produtivo. Esclarecemos as dúvidas dos diferentes contribuintes ali presentes, recebemos sugestões, e acredito que eventos como este melhoram as condições de vida econômica, além de qualificar o debate político-econômico”, enfatiza.

De acordo com a estudante de administração Amanda Vas, a iniciativa da palestra foi muito boa “pois o secretário mostrou as estatísticas das mudanças que estão havendo, como está o andamento delas e tirou as dúvidas que os cidadãos têm, por meio da comprovação em dados gráficos do que tem sido feito, acho super bacana mostrar isso à população para que ela tenha um feedback e perceba que existe sim uma luta pelo nosso Estado que vai além da promessa”, ressalta.

Outras temáticas também foram exploradas e apontou a atual Gestão Fiscal de Alagoas como uma excelente ferramenta de transparência de dados sobre a política fiscal ao revelar uma vertente memorável quanto ao alcance de uma fiscalização cada vez mais especializada e que auxilia no aumento da arrecadação, garantindo o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Para o advogado Pedro Ícaro, participante do evento, esse tipo de encontro é necessário para que haja um verdadeiro envolvimento, bem como a obtenção de conhecimentos importantes, “para que nós, enquanto sociedade, possamos entender um pouco sobre a realidade do nosso Estado e das perspectivas que a gente tem para o futuro.  É investimento, a gente que tem empresa e que trabalha precisa saber  o que o Estado anda fazendo e como se organiza para que tenhamos uma segurança no que estamos investindo e uma esperança de futuro melhor no que ainda estamos planejando”, finaliza.

Cerca de 40 pessoas, entre estudantes universitários, alunos de pós- graduação, e membros do cenário jurídico e empresarial acompanharam a palestra do secretário de Fazenda na noite desta sexta-feira.