SIAFE

SEFAZ

Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas



O Sistema Integrado de Administração Financeira e Contábil do Estado (Siafe) chegou como um divisor de águas no modelo de gestão pública de Alagoas, trazendo mais modernidade aos procedimentos de execução orçamentária e financeira.

Substituindo o Siafem, software da década de 80 e de primeira geração, o Siafe/AL é uma ferramenta tecnológica que integra diversos sistemas existentes, permitindo a contabilização e a gestão financeira e orçamentária de forma automática, garantindo mais agilidade, transparência e controle às rotinas de trabalho. Com este avanço, todos os pagamentos de tributos, guias e afins entram diretamente no sistema financeiro do Estado, o que era feito manualmente com o antigo programa.

O projeto fez parte do Programa de Apoio à Gestão e Integração dos Fiscos no Brasil (Profisco), linha de crédito do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) direcionada às iniciativas que permitem a melhoria dos procedimentos de gestão fiscal, bem como a otimização do gasto público.

 

Passo a passo

O processo de implantação foi desenvolvido ao longo de 2017 para que o sistema pudesse funcionar a partir de 2018. O procedimento foi dividido em quatro etapas básicas, sendo a primeira quando o sistema foi adaptado com a preparação dos ambientes do projeto, definição e gerenciamento do escopo.

Em seguida a equipe técnica deu início à segunda fase que incluiu desenvolvimento, refinamento e integração. Isto teve continuidade também, quando a etapa de integração se estendeu a todos os sistemas, incluindo a importação da Receita e o Portal da Transparência. Paralela a estas três etapas, foi desenvolvida a migração e consolidação dos dados, bem como os treinamentos dos servidores.