Sexta, 15 April 2016 18:10

Em União dos Palmares, Santoro ratifica importância do diálogo com contribuintes

O secretário de Estado de Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL), George Santoro, e o secretário especial da Receita, Fabrício Santos, reuniram-se, na tarde de quinta-feira (14), com cidadãos de União dos Palmares e municípios vizinhos durante edição do Fórum “A Sefaz e A Sociedade”. Cerca de 100 participantes estiveram presentes, entre empresários, contadores e representantes de entidades profissionais.

A iniciativa atendeu à solicitação do Sindicato dos Lojistas do município e funcionou como ferramenta de aproximação do Fisco estadual com o público local, que pôde lançar perguntas, sugestões e conhecer melhor as ações promovidas pela Secretaria da Fazenda desde o início da gestão.

De acordo com o secretário George Santoro, o encontro resultou em uma das edições mais produtivas do Fórum, reflexo da interação dos participantes com os gestores presentes. Para ele, nada melhor que empresários e profissionais, que utilizam diariamente os serviços físicos e online da Sefaz, para identificar os acertos e as falhas desenvolvidas pela gestão.

“Quando nos deslocamos da sede da Sefaz em direção a municípios do interior do Estado e somos recepcionados pelo notável interesse dos cidadãos em conhecer as ações do Fisco, reafirmamos nossa visão de que somente com trabalho integrado, participativo e transparente poderemos melhorar os nossos serviços aos alagoanos. Esse é o caminho para a eficiência”, afirmou.

Interação - O encontro foi iniciado com prestação de contas, momento em Santoro apresentou as medidas de incentivo às cadeias produtivas locais, pleitos discutidos durante outras reuniões do Fórum e que foram atendidos pela Sefaz, além de indicadores econômicos alcançados pela gestão.

Em seguida, o público pôde entender, por meio de palestra ministrada pelo gerente de Tributação, Jacque Júnior, as mudanças no cálculo do ICMS e no recolhimento do Fecoep, os procedimentos atrelados ao Diferencial de Alíquotas e as inovações que acompanham a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, já em fase de implantação em Alagoas.

O gerente de Tributação também apresentou os ajustes tributários no âmbito do ICMS e IPVA, em vigor desde janeiro. Após as explicações, os participantes expuseram, em diálogo franco com os gestores, as principais dúvidas sobre a sistemática do ICMS e do Simples Nacional e apontaram questionamentos sobre qualidade do atendimento físico, eficiência e funcionamento nos sistemas online.

Entre as indagações, o superintendente da Receita, Francisco Suruagy, respondeu que a Sefaz tem investido, cada vez mais, em tecnologias e capacitação dos fiscais para tornar os serviços prestados aos contribuintes mais eficientes.

Avaliação - Foi a primeira vez que gestores da Sefaz promoveram esse tipo de encontro em União, iniciativa elogiada pelo presidente do Sindilojas, Adeildo Sotero, que afirmou que o contato direto com o Fisco também é oportunidade de capacitação. “Agradeço a vinda dos gestores da Sefaz até União dos Palmares para conhecer a realidade dos comerciantes e empresários locais e, ao mesmo tempo, trazer conhecimento aos que trabalham diariamente com tributos e legislação fiscal”, afirmou Sotero.

O encontro contou com organização da 6ª Coordenação Regional de Administração Fazendária, por meio do gerente Francisco Assis, e assistência do Sebrae Alagoas.​