Quarta, 29 November 2023 17:10

Sefaz-AL recebe visita de 45 alunos de Piaçabuçu em evento de educação fiscal

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) recebeu, nesta quarta-feira (29), cerca de 45 estudantes do 8º ano do ensino fundamental de Piaçabuçu. Os alunos das escolas municipais João Beltrão, José Gonçalves e Padre Luís Barbosa Leite visitaram o prédio-sede do órgão em Maceió como parte de uma iniciativa educacional e apresentaram projetos sobre o tema da educação fiscal.

Segundo a chefe de Educação Fiscal da Sefaz-AL, Juliane Calheiros, é fundamental engajar os estudantes nessas iniciativas. “É um momento para aprender sobre a educação fiscal e compreender o papel do tributo que é essencial para o funcionamento do estado. O tributo possibilita o controle social e a cidadania de uma forma igualitária. Então, os jovens absorveram os valores tanto da educação fiscal quanto dos tributos”, destacou.

Calheiros elogiou as propostas dos estudantes e anunciou a escola vencedora. "Agradeço as turmas pela participação na oficina de educação fiscal. Vocês foram essenciais nesse evento tão significativo. Parabenizo a todos pelos trabalhos executados. A turma vencedora desta oficina foi a Escola Municipal João Beltrão, que produziu um vídeo explicativo relacionado à educação fiscal", acrescentou.

Após o resultado da premiação, os estudantes e professores conheceram os setores da Secretaria da Fazenda, acompanhados pela equipe do Programa de Educação Fiscal (PEF) do órgão.

De acordo com o presidente do Grupo de Educação Fiscal do Estado (GEF) da Sefaz-AL, Yuri Miranda, este momento educacional é crucial, pois representa o aprendizado e a conclusão do conteúdo pelos alunos.

"As escolas municipais participaram de oficinas, treinamentos e apresentações, transformando seus trabalhos em podcasts, vídeos e jornais. Ou seja, é uma oportunidade única de conhecimento”, concluiu.

A responsável pela Cidadania Fiscal na Receita Federal em Alagoas, Eugênia Ventura, detalhou que o objetivo é avançar a educação fiscal nas escolas de ensino fundamental e médio em 2024. “Estamos buscando parcerias para apoiar as instituições de ensino. Podem ter certeza que a Receita Federal está à disposição também para esse apoio educacional e fiscal”, comentou a representante do Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF).

Na ocasião, vale lembrar que a primeira etapa ocorreu no dia 16 de novembro, com os alunos participando de uma oficina no Ginásio do Bairro Brasília, em Piaçabuçu, onde desenvolveram trabalhos de educação fiscal. Por lá, a equipe do PEF aproveitou para revisar os projetos.