Notícia

SEFAZ

Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas
×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 1017

Victor Gabriel Xavier da Silva

Sexta, 04 October 2024 09:22

A força e a resiliência de servidora da Sefaz diagnosticada com câncer de mama

Texto de Gabrielly Barreto

 

Em meio às campanhas de conscientização do Outubro Rosa, que reforçam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) compartilha a história inspiradora de uma servidora. Assistente fazendária da Chefia de Representação Fiscal, Genilza Coelho, mais conhecida como Zipa, é um exemplo de superação.

 

Há nove anos, Zipa enfrentou uma grande reviravolta na vida ao ser diagnosticada com câncer de mama. “A princípio, quando recebi o resultado e vi que era um carcinoma maligno no seio esquerdo, foi um choque. Logo foi indicada a mastectomia, e o diagnóstico de câncer foi confirmado. Em julho, coloquei o cateter e comecei a quimioterapia no mês seguinte, em agosto. Foi um ano intenso de tratamento com quimioterapia tradicional. Agora, sigo com a quimioterapia oral, que devo tomar por dez anos, e também com uma medicação intravenosa chamada Zometa, que recebo a cada seis meses”, explicou a servidora.

 

Ao receber o diagnóstico, Zipa cogitou deixar o cargo para se dedicar integralmente ao tratamento. No entanto, com o apoio que recebeu da equipe de trabalho e da família, ela se surpreendeu ao ser promovida. “Pensei: 'Mas agora? Estou com câncer'. Fiquei surpresa ao ser promovida naquele momento. O apoio que recebi foi fundamental para eu continuar”, destacou.

 

A servidora destacou a importância do suporte emocional durante o tratamento. “O diagnóstico assusta, e não é fácil. Você precisa ser forte para entender que a sua força vem de dentro. Não é simples, mas é possível superar. O apoio que recebemos é extremamente necessário, disse Zipa com emoção, ao lembrar também que o maior suporte veio da filha, que nunca deixou de acreditar na recuperação.

 

Durante o tratamento, a assistente fazendária começou a participar de um grupo que confecciona almofadas em formato de coração, destinadas a mulheres que estão em tratamento oncológico. Essas almofadas ajudam a aliviar as dores, reduzir o inchaço e diminuir a tensão nos ombros de pacientes mastectomizadas. Elas são distribuídas em unidades de saúde da rede pública em Alagoas.

 

Hoje, aos 61 anos, Zipa celebra a vida e reforça a importância de estar atenta à saúde, destacando o autoexame. Neste Outubro Rosa, a história dela nos lembra da necessidade de realizar exames preventivos, como a mamografia e o autoexame, que podem salvar vidas.

 

MAMOGRAFIA GRATUITA PELO GOVERNO DE ALAGOAS

 

É essencial ressaltar que o exame de mamografia, um dos principais métodos para a detecção precoce do câncer de mama, está disponível gratuitamente no Hospital da Mulher, em Maceió.

 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem a necessidade de agendamento prévio. Para realizar o exame, a paciente deve apresentar a solicitação médica, uma vez que, no Sistema Único de Saúde, o exame de mamografia é garantido para mulheres acima de 50 anos. Ao chegar ao hospital, basta apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência e a solicitação médica.

 

“Tem cura! É doloroso, é demorado, mas é bom viver, e eu amo viver!”, finalizou Genilza Coelho.

Quarta, 02 October 2024 08:51

Sefaz Alagoas participa da Semana Fazendária no Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) marca presença na Semana Fazendária Rio 2024, um dos mais relevantes eventos para gestores e técnicos fazendários do país. O encontro acontece de 23 a 27 de setembro e de 1 a 3 de outubro, no Rio de Janeiro, e conta com a participação de secretarias de fazenda de todo o Brasil, o que proporciona um espaço para o intercâmbio de práticas inovadoras e o aprimoramento das gestões fazendárias.

 

O evento reúne especialistas e representantes de diversos órgãos, incluindo o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), o Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), o Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ), o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz), a Comissão Técnica Permanente do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (Cotepe), a Comissão de Gestão Fazendária (COGEF) e o Grupo de Trabalho 66 — Educação Fiscal (GT66).

 

Grupo de Gestores das Finanças Estaduais - Gefin

 

No Gefin, foram discutidos temas atuais das finanças públicas estaduais, com ênfase nas questões relacionadas ao pleno pagamento de dívidas dos estados, a importância das mudanças climáticas e sua relação com a política fiscal, além do planejamento estratégico para a elaboração de marcos fiscais dos entes subnacionais. O comitê também foi palco da apresentação do GT da Reforma Tributária, que abordou o andamento das discussões relacionadas ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 68 (Criação dos Impostos) e PLP 168 (Instituição do Comitê Gestor).

 

O coordenador do GT Sustentabilidade Fiscal e superintendente de Política Fiscal da Sefaz, Marcos Freitas, representou Alagoas no evento e teve a oportunidade de debater a relação entre política fiscal e mudanças climáticas, um tema extremamente atual e relevante.

 

Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais – Encat

 

A programação inclui o 76º Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), que apresentou os primeiros resultados do modelo operacional da reforma tributária. O evento, que ocorreu ao longo de três dias, começou com um encontro do comitê gestor, seguida por uma reunião técnica e as plenárias realizadas na quinta (26) e sexta-feira (27).

 

A abertura oficial foi conduzida pelo presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda (Comsefaz), Carlos Eduardo Xavier, e pelo secretário de Fazenda do Rio de Janeiro, Leonardo Lobo. Entre os participantes confirmados, destacou-se Manoel Procópio, representante da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária.

 

Além disso, foram apresentados os resultados dos trabalhos dos grupos que atuam no âmbito do Encat, abordando a reforma tributária, um tema que despertou amplo interesse entre todos os representantes das administrações tributárias estaduais. Também estiveram presentes representantes dos municípios de São Paulo e Recife, que fazem parte da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

 

O coordenador-geral do Encat, Luiz Dias, destacou a oportunidade de tratar sobre temas relevantes. “Tivemos aqui uma grande oportunidade, com temas claramente relevantes. Também apresentamos um caso de uso da Declaração de Informações de Meios de Pagamentos (DIMP), que foi bastante emblemático e interessante. Enfim, abordamos muitos temas de suma importância para os fiscos estaduais. Essa integração entre os grupos de trabalho é fundamental, sobretudo neste momento de transformação pela reforma que estamos vivendo”.

 

Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário - GDFAZ

 

O Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ) trouxe uma nova abordagem para a gestão de pessoas, explorando o uso de ferramentas de inteligência artificial para aprimorar o desenvolvimento dos servidores. O grupo proporcionou uma oportunidade de discutir os desafios enfrentados na gestão de recursos humanos, especialmente em relação às novas temáticas tributárias, como a reforma tributária. Para complementar, foi apresentado um diagnóstico institucional abrangente das secretarias da fazenda, focando nos servidores que atuam em cada uma delas.

 

O superintendente executivo de Valorização de Pessoas, Fábio Queiroz, destacou a importância do evento para Alagoas. “Este encontro oferece uma valiosa oportunidade de analisarmos o diagnóstico institucional das secretarias da fazenda e os servidores que nelas trabalham. É uma experiência enriquecedora, que nos permite discutir temas inovadores e nos manter atualizados. Assim, garantimos que Alagoas esteja sempre à frente na gestão de pessoas, adotando as melhores práticas e programas disponíveis no país”.

 

O encontro também serviu como um espaço para a troca de experiências, promovendo aprendizado entre os líderes dos grupos de gestão de pessoas das diferentes secretarias da fazenda.

 

Conselho de Gestão Fazendária - Cogef

 

A participação dos representantes do estado de Alagoas na Comissão de Gestão Fazendária (COGEF), no Rio de Janeiro, foi marcada pela troca de experiências e apresentação de iniciativas inovadoras na gestão fiscal. Destacam-se várias apresentações sobre práticas de referência feitas pelas Secretarias de Fazenda, como gestão da área financeira, gestão estratégica, ferramentas de referência da área da Receita, inteligência artificial, estrutura de TI, entre outros temas de relevância para uma boa gestão fazendária. 

 

O chefe executivo de Desenvolvimento Institucional, Pedro Góes, comentou sobre o impacto positivo. “A reunião destacou o impacto positivo das iniciativas apresentadas na gestão das Secretarias de Fazenda, além de reforçar a importância da colaboração entre os estados para a evolução contínua das práticas fazendárias”.

 

A experiência foi considerada positiva pela equipe da Superintendência de Tecnologia da Informação (Suti). Segundo Artur Rogério Ferreira, assessor especial de Projetos de Tecnologia da Suti, a participação regular em eventos do setor tem sido fundamental. “Buscamos sempre enviar representantes da TI da Sefaz, o que nos permite conhecer soluções tecnológicas e cases de sucesso implantados em outras secretarias, tanto estaduais quanto ao nível nacional”.

 

Ferreira ressaltou a importância de estar atualizado sobre novas ferramentas e inovações, especialmente em relação aos avanços nos documentos fiscais eletrônicos. Com a reforma tributária em andamento, ele enfatizou que essa participação é ainda mais relevante para que a equipe se prepare e se adeque às mudanças que virão.

 

Foram promovidas trocas de experiências sobre educação fiscal e houve um painel sobre a reforma tributária, embora o tema tenha sido tratado de forma mais ampla, sem se aprofundar. O evento priorizou o compartilhamento de soluções inovadoras entre os estados, destacando iniciativas tecnológicas em desenvolvimento.

 

O evento da Semana Fazendária segue em andamento, com as reuniões dos secretários do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz) e do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), programadas até o dia 3 de outubro. Na semana anterior, o foco foi voltado para os técnicos, com a realização de diversas reuniões conjuntas. O estado do Rio de Janeiro inovou ao concentrar todos esses encontros em uma única semana, o que favoreceu a integração dos participantes e proporcionou uma maior proximidade entre os envolvidos nesses diferentes fóruns.

Quinta, 26 September 2024 12:42

Secretária da Fazenda debate sobre sistema de arrecadação estadual e execução fiscal

A secretária da Fazenda de Alagoas, Renata dos Santos, ministrou na quarta-feira (25), uma palestra sobre o sistema de arrecadação estadual e execução fiscal para os alunos da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg) e da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello.

 

O evento ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Jacarecica, Maceió. Estiveram presentes alunos dos cursos de pós-graduação em Planejamento Estratégico; de Estudos em Política e Estratégia; de Aperfeiçoamento de Oficiais; e de Comando e Estado-Maior. 

 

A secretária Renata dos Santos destacou que debater procedimentos, normas e tecnologias para a arrecadação de Alagoas e a execução fiscal é essencial para o desenvolvimento das habilidades técnicas dos estudantes.

 

"Promover o debate sobre esse tema é muito importante para capacitar estes profissionais e ampliar sua formação em questões relacionadas à esfera pública.  Entender o funcionamento da máquina de arrecadação e execução fiscal, além das políticas sociais implementadas pelo governo, é fundamental para garantir o financiamento das atividades governamentais e o cumprimento das obrigações tributárias. Agradeço imensamente o convite para contribuir com a conscientização sobre esse assunto", disse Renata.

 

O coronel Gerônimo Nascimento agradeceu o apoio da Sefaz em esclarecer o funcionamento dos sistemas e fornecer ideias que podem ajudar a elaborar propostas de melhorias para o estado, de forma acadêmica. “Sabemos que nenhum estado ou instituição consegue se desenvolver sem a parte financeira, e a Sefaz é um órgão central, responsável por arrecadar e gerenciar os recursos. A palestra pôde nos proporcionar um diagnóstico de como está a arrecadação do estado e o processo de execução fiscal. A partir daí, poderemos propor melhorias, investimentos e novas ideias de maneira acadêmica. O estado conta com excelentes técnicos na área econômica, mas o que buscamos é trazer uma visão acadêmica, analisando outras áreas também", comentou Nascimento.

Quarta, 04 September 2024 14:28

Sefaz-AL realiza visita técnica à Secretaria da Fazenda de Santa Catarina

Com o objetivo de estudar novas práticas de contabilidade, a equipe da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) realizou, nos dias 2 e 3, uma visita técnica à Secretaria da Fazenda de Santa Catarina (SEF-SC).

De acordo com Ana Albano, líder do projeto da Conformidade Contábil e auditora de finanças e controle da arrecadação, a visita a Santa Catarina foi especialmente significativa, pois o estado é referência em aspectos contábeis, com sistemas avançados e operacionais. ”Estamos buscando implementar e aprimorar esses sistemas em Alagoas por meio do Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil”, explicou Albano.

Durante a ação, a equipe alagoana participou de uma programação que incluiu a apresentação dos procedimentos relacionados à contabilização de sequestros judiciais, conformidade contábil e ao sistema de custos. Para Albano, a troca de experiências entre estados é extremamente enriquecedora para o serviço público.

“Nos ajudou a identificar áreas para melhorias em nossos projetos e, ao mesmo tempo, confirmou que estamos seguindo a direção certa para oferecer um serviço de maior qualidade. Com isso, esperamos aprimorar a transparência e a eficiência no serviço público de Alagoas”, disse.


Vera Lúcia Hawerroth Santana, diretora de Contabilidade e Informações Fiscais da SEF-SC, ressalta a importância da visita pela possibilidade da troca de informações sobre normativos e ferramentas utilizadas. "Facilita o compartilhamento das melhores práticas, permitindo o aprimoramento das atividades nos dois estados”, destacou.

Sexta, 23 August 2024 13:14

20º Encontro Nacional de Inteligência Fiscal ocorre em Maceió

Texto de Victor Xavier
 
Maceió sediou o 20º Encontro Nacional de Inteligência Fiscal (ENIF) entre os dias 20 e 23. O evento reuniu integrantes das unidades de inteligência fiscal de todos os estados e da Receita Federal do Brasil para discutir temas relacionados a fraudes fiscais e a cooperação entre instituições para enfrentar fraudes fiscais estruturadas.

Realizada pela Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) em colaboração com o Sistema de Inteligência Fiscal (SIF), a cerimônia de abertura ocorreu na Associação Comercial de Maceió, localizada no bairro Jaraguá. A iniciativa contou com duas palestras sobre fraudes fiscais estruturadas no contexto da Reforma Tributária.

A primeira foi conduzida por Carlos Xavier, presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) e secretário da Fazenda do Rio Grande do Norte (Sefaz-RN). A segunda foi apresentada por Luiz Dias, assessor especial de projetos estratégicos da Sefaz, que deu continuidade ao tema discutido.

Renata dos Santos, secretária de Estado da Fazenda de Alagoas, ressaltou a importância da cooperação institucional e do aprimoramento das práticas de inteligência fiscal.

“Estamos focados em utilizar dados no combate a fraudes fiscais e isso só foi possível graças à cooperação institucional com o Ministério Público, a Segurança Pública, a Procuradoria Geral do Estado e outros órgãos essenciais. Nosso trabalho é resultado do diálogo contínuo com os estados e da busca por procedimentos modernos, promovendo um mercado mais justo e competitivo”, destacou.

De acordo com José Marconi da Silva, coordenador do Sistema de Inteligência Fiscal (SIF), existe uma grande necessidade de adaptação e colaboração no combate a fraudes fiscais no cenário atual, que é caracterizado por rápidas mudanças tecnológicas e tributárias.

“A inteligência, por natureza, é um trabalho coletivo, não há espaço para ações isoladas ou para a construção de muros entre nossas instituições. Devemos nos ver como peças de um mesmo quebra-cabeça, no qual a cooperação e a troca de informações são essenciais para que possamos enxergar o quadro completo e, assim, antecipar e neutralizar as ameaças que nos cercam. A integração vai além da simples troca de informações; envolve construir uma cultura de confiança e fortalecer a colaboração. Devemos investir em processos, tecnologia e treinamentos que promovam uma estratégia coesa e conectada”, pontuou.

Na ocasião, a Sefaz realizou uma homenagem a João de Assis, auditor fiscal da Receita Estadual que foi vítima de homicídio no exercício regular de suas funções de fiscalização no ano de 2022. A equipe fazendária reconheceu sua integridade, dedicação e profundo compromisso com a justiça fiscal.

Segundo Renata Magarão, coordenadora da Unidade de Inteligência Fiscal (UNIF) de Alagoas, sediar o 20° ENF em Maceió é um grande marco para a Alagoas.

“O evento destaca o estado no cenário nacional de inteligência fiscal, promovendo a troca de conhecimentos, informações e operações em comum. A comunidade de inteligência fiscal é fortalecida por meio desse encontro, novas perspectivas de atuação e combate às fraudes fiscais estruturadas são idealizadas. O corpo técnico pode se organizar de forma integrada e direcionada, analisando o cenário atual e traçando perspectivas futuras de enfrentamento às fraudes", disse.

Renata complementa que o ENIF, como evento anual, representa e consolida oportunidades de trabalho que extrapolam regiões e fronteiras.

“Pela primeira vez, todos os estados, DF e Receita Federal estiveram presentes com representantes. Isso, por si só, já demonstra a importância e a relevância desse evento a nível nacional”.
 
Quinta, 22 August 2024 16:12

Sefaz-AL promove reunião de apresentação do CIAT para fortalecer processos e sistemas da Receita Estadual

Texto de Gabrielly Barreto
 

A Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) sediou, nesta quinta-feira (22), a reunião oficial de abertura das atividades com o Centro Interamericano de Administrações Tributárias (CIAT). O evento, que ocorreu no auditório do prédio-sede da Sefaz, em Maceió, marcou o início de uma parceria estratégica voltada para o aprimoramento dos processos de negócios e sistemas da Receita Estadual.

A apresentação foi direcionada a líderes de projetos, superintendentes, gerentes e outros gestores da Receita Estadual, com a presença de consultores nacionais e internacionais. Durante o encontro, Decio Carretta, gerente de projetos do CIAT, ressaltou a importância da colaboração. “É uma grande honra e motivo de orgulho para nós estarmos aqui colaborando com a Sefaz. Essa união de esforços nos permitirá avançar no desenvolvimento do projeto de modernização da Secretaria da Fazenda.”

Durante a introdução, representantes do CIAT explicaram o papel da organização em diversos países e compartilharam experiências de sucesso em outros estados. Um organismo internacional fundado pela Receita Federal e presente em mais de 18 países, com uma trajetória de 57 anos. Sua composição é formada pelas administrações tributárias desses países. Uma entidade que integra a comunidade global de administrações tributárias, abrangendo 57 países.

Raul Zambrano, diretor de assistência técnica, tecnologia e inovação do CIAT, detalhou o andamento do projeto: “Nos últimos meses, nosso trabalho tem sido definir os passos iniciais para um projeto maior de modernização integral da Sefaz. Estamos focados na modernização dos processos e na construção de um novo sistema de informação que ofereça cobertura completa. Nesta fase inicial, compartilhamos ideias, estratégias e necessidades, definindo as características essenciais dessa nova solução. Nos próximos passos, vamos trabalhar juntos na construção e implementação dos novos processos e do sistema de informação, além do treinamento e capacitação das equipes, visando à plena operação e atendimento dos contribuintes do Estado.”

O evento foi um momento significativo de compartilhamento de experiências e alinhamento de ideias, tendo como coordenadoras: Alexandra Vieira, superintendente especial da Receita Estadual, e Giselle Vilela, chefe de Projetos da Receita Estadual.
Segunda, 19 August 2024 14:47

Sefaz participa de encontro regional e visita técnica em Minas Gerais para aperfeiçoamento da corregedoria

Texto de Victor Xavier 
 
 
A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz), representada pelo corregedor-geral, Ricardo Calado, participou, durante a última semana, do Encontro Regional de Corregedorias - Sul e Sudeste e de uma visita técnica à Corregedoria da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (Sef-MG).

As ações, realizadas em Belo Horizonte, visaram promover a capacitação profissional e a troca de experiências entre órgãos de diferentes regiões do país. O encontro, organizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), ocorreu nos dias 13 e 14 e focou em debates sobre temas relacionados à atividade correcional

“O evento reuniu corregedorias de todo o Brasil que aderiram ao Programa de Fortalecimento das Corregedorias da CGU (Procor). A nossa adesão ao Procor ocorreu em julho de 2019. Desde então, trouxe inúmeros benefícios, como cursos e capacitações gratuitos e a troca de boas práticas com a CGU”, destacou Ricardo Calado.

O encerramento da semana ocorreu com uma visita técnica no dia 15 com servidores das corregedorias das Secretarias de Fazenda de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. De acordo com Calado, a ação influencia as boas práticas e procedimentos realizados na Fazenda de Alagoas.

“Assim, podemos adotar medidas que possam ser tomadas pelas corregedorias, não com o intuito de punitivismo, mas com foco na prevenção e para que isso possa melhorar as atividades, as políticas públicas que são entregues aos cidadãos”, afirmou.
Sexta, 16 August 2024 09:53

Sefaz recebe equipe da Secretaria da Economia do Estado de Goiás para visita técnica

Durante uma visita técnica, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) recebeu a equipe da Secretaria da Economia do Estado de Goiás, nos dias 14 e 15, para uma troca de experiências e a apresentação do Sistema Integrado de Administração Financeira e Contábil do Estado (Siafe), ferramenta tecnológica da Sefaz que permite mais agilidade, transparência e controle às rotinas de trabalho. A ação ocorreu no prédio-sede, localizado no Centro de Maceió.
 

Na ocasião, a equipe de contabilidade e tesouro da Sefaz compartilhou detalhes sobre o processo de implantação do Siafe, discutindo os desafios enfrentados, integrações realizadas, melhorias implementadas e o acesso dos usuários ao sistema. De acordo com Ricardo Leite, Contador Geral do Estado de Alagoas, o Siafe foi fundamental para a modernização necessária diante dos novos planos de contas e as demonstrações contábeis.


“Precisávamos de um sistema mais moderno e robusto que atendesse às necessidades da contabilidade, que estavam mudando no cenário nacional.  Ao implementarmos o Siafe, conseguimos atualizar nosso sistema e procedimentos, aprimorando nossas rotinas de trabalho. Já estamos desenvolvendo novas funcionalidades para torná-lo ainda mais eficiente”, afirmou.


Representando a Secretaria da Economia de Goiás, o superintendente central de contabilidade e contador geral do estado, Ricardo Rezende, ressaltou a importância da visita técnica.


“A troca de experiências é muito valiosa para nós em Goiás, pois estamos revisando nossos procedimentos. Conversar sobre processos de gestão, desde o planejamento até a execução financeira e contábil, é essencial para identificar áreas que podemos melhorar, incorporando as boas práticas adotadas em Alagoas”, destacou Rezende.
Terça, 13 August 2024 15:39

Dia do Economista: Sefaz parabeniza profissionais que desempenham papel fundamental no avanço de Alagoas

Em reconhecimento à importante contribuição no desenvolvimento do bem-estar econômico e social, o dia 13 de agosto é marcado pela celebração do Dia do Economista. Na Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), estes profissionais exercem atividades fundamentais, impulsionando políticas e estratégias que promovam o crescimento e progresso do Estado.

 

A Secretária Especial do Tesouro Estadual, Monique Assis, é uma das profissionais da categoria atuantes na Sefaz-AL, analisando maneiras de aperfeiçoamento e controle da gestão financeira estadual.

 

“Assim como eu, economistas, têm trabalhado em setores públicos, privados, técnicos e acadêmicos, buscando o desenvolvimento econômico do país com justiça e inclusão social. Nesta data, desejo um feliz Dia do Economista a todos nós”, disse Monique.

Terça, 13 August 2024 15:35

Nota Fiscal Cidadã comemora edição do Dia dos Pais com sorteio de R$ 2 milhões nesta quinta-feira (15)

Texto de Victor Xavier

Em comemoração ao Dia dos Pais, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), por meio da Nota Fiscal Cidadã (NFC), vai sortear R$ 1 milhão para pessoas físicas e R$ 1 milhão para entidades sociais cadastradas na campanha. O evento vai ser realizado nesta quinta-feira (15), às 9h, na Instituição Juvenópolis, no bairro Petrópolis, e será transmitido no Instagram pelo @sefazal.

De acordo com a chefe de Educação Fiscal, Juliane Calheiros, este é o quarto sorteio realizado em 2024, beneficiando consumidores e entidades sociais de diversos locais de Alagoas.

“A NFC beneficia cidadãos e instituições sociais promovendo a conscientização sobre a importância dos tributos. Ao solicitar a nota fiscal, o comerciante recolhe o imposto devido, e é por meio dele que o governo pode investir nos serviços públicos essenciais. Assim, exigir a nota fiscal não só te faz um agente ativo contra a sonegação de impostos, como também dá a chance de concorrer a prêmios em dinheiro”, destacou.

Se você ainda não está cadastrado na campanha, basta acessar https://nfcidada.sefaz.al.gov.br/ e escolher a opção “pessoa física”. Em seguida, uma nova página será aberta, na qual será necessário preencher os dados solicitados.

Para ganhar bilhetes e participar dos sorteios, solicite o CPF na nota durante suas compras. A cada 10 notas fiscais, você receberá um bilhete e, ao compartilhar suas notas com uma instituição cadastrada, o número de bilhetes é duplicado. Essa ação contribui para que instituições sociais também sejam premiadas, possibilitando melhorias no trabalho de promoção da inclusão social para o desenvolvimento do Estado. 

Página 1 de 3