Notícia

SEFAZ

Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas



×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 1017

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) explica como regularizar mercadorias retidas utilizando a Atendente Virtual Fazendária, a Nise. Ela está disponível para o público 24h por dia, incluindo finais de semana e feriados.

Quando uma mercadoria é retida por questões fiscais, seu trajeto é temporariamente interrompido. Isso acontece quando há pendências na documentação ou irregularidades tributárias associadas à mercadoria. Para liberar a mercadoria, é essencial resolver essas questões fiscais e cumprir as exigências legais em vigor.

O líder do Projeto Estratégico do Atendimento Virtual Integrado, Jaime Roberto, destaca que todo o processo relacionado às mercadorias retidas pode ser facilmente realizado com o auxílio da ChatBot. "Com a Nise, conseguimos disponibilizar serviços fazendários com total segurança para a sociedade alagoana, garantindo maior rapidez e praticidade em diversos procedimentos", enfatiza.

Basta acessar o site oficial do órgão em sefaz.al.gov.br ou utilizar o ChatBot da Nise no Telegram, disponível em @nise_sefaz_al_bot. Feito isso, a pessoa deverá fornecer seus dados pessoais, incluindo nome completo, CPF, telefone e e-mail. Em seguida, seleciona-se a opção "Fiscalização de operações de Trânsito (mercadorias retidas)" e, posteriormente, escolhe-se "mercadorias retidas".

Na sequência, a pessoa terá a possibilidade de selecionar entre diferentes opções, como Correios, Postos Fiscais, Transportadoras ou Retirada de Mercadoria Retida (Depósito Sefaz).

Para as mercadorias retidas nos Correios, o procedimento a seguir varia de acordo com a necessidade específica. As opções disponíveis incluem consultas, solicitações e contestações. São elas: Consultar Retenção de Mercadorias nos Correios; Consultar Motivo da Retenção de Mercadorias nos Correios; Solicitar DAR/CB (boleto para pagamento) de Mercadoria Retida nos Correios; Contestar Retenção de Mercadoria nos Correios; Atualizar Data de Vencimento DAR/CB (boleto para pagamento); Informar Pagamento DAR/CB (boleto pago).

Para um guia detalhado desses procedimentos, é preciso consultar o site da Sefaz (sefaz.al.gov.br).

Mercadorias que estejam retidas na transportadora, há três possíveis procedimentos a seguir, dependendo do tipo de atendimento necessário. O primeiro caso é direcionado ao atendimento exclusivo para transportadora credenciada: 2. Fiscalização de Operações de Trânsito (mercadorias retidas) - 1. Mercadorias Retidas - 3. Transportadoras - 1. Portal Virtual (Exclusivo para Transportadoras credenciadas) - 1. Acessar Serviço.

Já o segundo caso refere-se à contestação do Termo de Apreensão (TAe) de mercadoria retida na transportadora: 2. Fiscalização de Operações de Trânsito (mercadorias retidas) - 1. Mercadorias Retidas - 3. Transportadoras - 2. Contestar Termos de Apreensão ou Valores - 1. Iniciar atendimento. Neste caso é necessário formulário de contestação específico, disponível em “Modelos de documentos necessários para este serviço” em sefaz.al.gov.br/nise/.

E a terceira e última possibilidade permite atualizar a data de vencimento DAR TAe de Mercadoria Retida na Transportadora seguindo os seguintes passos: 2. Fiscalização de Operações de Trânsito (mercadorias retidas) - 1. Mercadorias Retidas - 3. Transportadoras - 3. Atualização do vencimento do DAR vinculado a um TA - 1. Iniciar atendimento.

No caso de mercadorias retidas em postos fiscais, basta seguir o seguinte roteiro: 2. Fiscalização de Operações de Trânsito (mercadorias retidas) - 1. Mercadorias Retidas - 2. Postos Fiscais - 1. Iniciar atendimento.

E para mercadorias que estejam retidas no Depósito da Sefaz, o roteiro de acesso ao serviço é: 2. Fiscalização de Operações de Trânsito (mercadorias retidas) - 1. Mercadorias Retidas - 4. Retirada de Mercadoria Apreendida (Depósito SEFAZ) - 1. Iniciar atendimento.

Durante os procedimentos, serão solicitadas as seguintes informações essenciais: código de rastreamento ou termo de apreensão da mercadoria, além do nome completo e CPF do comprador/destinatário, juntamente com o comprovante de endereço e número de telefone para contato.

Antes de iniciar os procedimentos relacionados às mercadorias retidas, recomenda-se que visite o seguinte link: darcb.sefaz.al.gov.br/. Lá, pode-se clicar na opção "Reemissão de Guias (2ª via)" e preencher os dados necessários, como CPF ou CNPJ, para gerar o Documento de Arrecadação (DAR), que poderá ser impresso e utilizado para efetuar o pagamento correspondente. Após a regularização da pendência, a mercadoria será liberada para entrega pelos Correios ou pela transportadora.

A Sefaz orienta ainda consultar os demais roteiros de serviços disponíveis na ChatBot Nise em sefaz.al.gov.br/nise/servicos-disponiveis.

Informações adicionais

  • Chapéu MERCADORIA
  • Bigode Procedimento pode ser realizado pela Atendente Virtual disponível em sefaz.al.gov.br/ ou pelo Telegram em @nise_sefaz_al_bot
  • Repórter Mariângela Martins

A vocação turística de Alagoas e o potencial para investimentos em energias renováveis foram temas apresentados pelo governador Paulo Dantas em contato com a princesa Astrid, da Bélgica, durante reunião do Consórcio Nordeste com a Comissão da União Europeia. 

O governador reforçou a necessidade de discutir e fortalecer as parcerias que culminam em intercâmbios e propostas de integração entre a União Europeia (UE), o Reino da Bélgica e os nove estados nordestinos.

“Alagoas tem se notabilizado por avanços sociais notórios, pois somos o Estado que mais cresceu no PIB [Produto Interno Bruto] no ano de 2023, e geramos mais empregos no ano passado, proporcionalmente. Ou seja, nos destacamos pela solidez fiscal, segurança jurídica, atraímos cada vez mais turistas e temos um potencial para investir em energias renováveis. Estas pautas são fundamentais para um bom relacionamento e parceria com a União Europeia”, avaliou Paulo. 

O Consórcio do Nordeste ainda discutiu sobre a construção de um plano de investimento em hidrogênio verde e uma proposta de um trabalho conjunto pela descarbonização das cidades, com abrangência às cidades belgas quanto aos municípios nordestinos. 

O diretor de Relações Bilaterais da Bélgica com as Américas e Caribe, Patrick Herman, anunciou que o Governo Belga vai visitar o Brasil em novembro deste ano. Na oportunidade, o governador Paulo Dantas estendeu o convite para que Alagoas seja um dos estados visitados. 

“Desejo que visitem Alagoas e conheçam todas as oportunidades de parcerias que temos a oferecer e a segurança que ofertamos aos nossos investidores”, afirmou o governador.

Consórcio do NE na Europa

Desde segunda-feira (13), o governador Paulo Dantas integra a comitiva do Consórcio do Nordeste que está em missão na Europa. O Governo de Alagoas já participou da cúpula mundial do hidrogênio, na Holanda. 

Paulo pontuou os esforços alagoanos para se tornar um polo de energia limpa, citando exemplos significativos de investimentos. A presença dos governadores reflete a posição estratégica do Nordeste na transição energética do Brasil, ressaltando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a exploração de energias renováveis como eólica, solar e biomassa.

Informações adicionais

  • Chapéu INTERNACIONAL
  • Bigode Consórcio do Nordeste foi recebido em evento na Bélgica
  • Repórter Wendel Palhares

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) está recebendo doações de água, alimentos, roupas, calçados e produtos de higiene pessoal para ajudar as vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul. O ponto de coleta funciona em qualquer horário, na portaria do Bloco Administrativo Sílvio Carlos Viana, localizado no bairro de Jacarecica. As doações podem ser realizadas até sexta-feira (17), às 17h.

Para contribuir, os interessados devem apenas se identificar com seu nome e contato telefônico na portaria. A ação é uma parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), o Sindicato da Indústria de Engarrafamento de Água Mineral do Estado de Alagoas (Sindágua), Associação do Comércio Atacadista Distribuidor do Estado de Alagoas (Acadeal) e a Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste (Seune).

“No sábado passado enviamos uma carreta de água mineral. Agora, estamos arrecadando mais suprimentos para expressarmos nosso apoio às comunidades afetadas. É um momento para nos unirmos, contamos com a colaboração de todos”, lembra o secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy.

Vale frisar que os servidores do órgão estão se mobilizando para contribuir na arrecadação, além de ajudar na triagem de todo material de forma voluntária.

Informações adicionais

  • Chapéu SOLIDARIEDADE
  • Bigode Doações já podem ser realizadas em qualquer horário no Bloco Administrativo Sílvio Carlos Viana, em Jacarecica
  • Repórter Victor Xavier

O governador Paulo Dantas participa, a partir desta segunda-feira (13), do World Hydrogen 2024 Summit Exhibition, em Roterdã, na Holanda, ao lado de governadores do Nordeste. O evento é o maior do mundo focado em soluções de hidrogênio, como energia limpa. 

Durante o evento, Paulo destacou os esforços alagoanos para se tornar um polo de energia limpa, citando exemplos significativos de investimentos. "Alagoas tem se destacado pela sua capacidade de atrair grandes projetos de energia renovável. Recentemente, a EDP de Portugal anunciou um bilhão e meio em Delmiro Gouveia para energia solar, e a Casa dos Ventos que deve começar a operar em breve em nosso estado", destacou o governador.

A governadora do Rio Grande do Norte e presidente do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra, reforçou a importância da colaboração entre os estados da região e o alinhamento com as políticas federais. “Este é um novo momento para o Brasil, um momento de retomada do diálogo das relações internacionais e inserção na agenda global de descarbonização. Os estados do Nordeste estão à frente nesta transição, com o Nordeste representando a maior parte dos parques eólicos do país,” afirmou Bezerra.

A presença dos governadores reflete a posição estratégica do Nordeste na transição energética do Brasil, ressaltando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a exploração de energias renováveis como eólica, solar e biomassa. O evento também proporciona espaço para uma plataforma de discussões sobre novas tecnologias e parcerias internacionais, essenciais para a promoção da economia verde.

“Estamos aqui não só para mostrar o que Alagoas tem feito, mas para aprender e trazer para nosso estado o que há de mais avançado no mundo em termos de tecnologia de hidrogênio e energias renováveis,” concluiu Paulo Dantas, evidenciando a importância deste engajamento global para o avanço das políticas de energia limpa no Brasil.

Fortalecimento

O secretário Hugo Leahy (Relações Federativas) enfatizou a importância da presença de Alagoas em agendas internacionais.

“Estamos no maior evento de hidrogênio do mundo dialogando com empresas internacionais que vêem o nosso estado com potencial região para investimentos. Agora, mais do que nunca devemos pensar na natureza e investir em energia limpa é prioridade do Governo de Alagoas”, destacou.

A secretária Renata dos Santos (Fazenda) ressaltou que Alagoas já possui legislação específica para a pauta das energias renováveis. “É importante destacar que estamos com o Marco Regulatório Estadual do Hidrogênio Verde em fase final de discussão e em breve será votada na Assembleia Legislativa”, afirmou.

“Alagoas é um dos estados que possuem legislação tributária específica para empresas e produtos de energias renováveis. Sabemos da importância dessa pauta para o Brasil e para o mundo”, acrescentou a secretária.

Também participam a secretária Paula Dantas (Planejamento) e Wendel Palhares (Executivo de Comunicação).

 

Informações adicionais

  • Chapéu MEIO AMBIENTE
  • Bigode Em missão com o Consórcio Nordeste, governador destacou os avanços de Alagoas em energia renovável
  • Repórter Wendel Palhares e Rafael Maynart

Em edição especial de Dia das Mães, a Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz) sorteou, nesta sexta-feira (10), R$ 2 milhões para pessoas físicas e entidades sociais cadastradas na campanha da Nota Fiscal Cidadã (NFC). O sorteio aconteceu na Casa para Velhice Luiza de Marillac, no bairro Tabuleiro dos Martins. 

Durante o evento, a superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira, reforçou a importância dos impostos na garantia de serviços públicos de qualidade, além de dar destaque ao papel social presente na campanha da Nota Fiscal Cidadã. 

"Com a NFC, ao incluir o CPF na nota durante a compra, cada cidadão contribui para que a Sefaz devolva uma parte dos tributos à sociedade. É muito importante pedir a nota fiscal, pois assim contribuímos para que os tributos voltem para a sociedade, sendo investidos em áreas essenciais como saúde, moradia e segurança. É uma maneira simples, mas poderosa, de fazer a diferença e melhorar o bem-estar de todos", frisou. 

O sorteio ocorreu de forma presencial e foi transmitido ao vivo pelo Instagram oficial da Sefaz. Durante a ocasião, os presentes prestigiaram uma apresentação de dança protagonizada pelas idosas residentes na casa de repouso. A performance trouxe alegria e animação a todos. O evento contou ainda com uma apresentação musical do superintendente de Tecnologia da Informação, Marcelo Malta, que emocionou a plateia ao tocar violino. 

O presidente da instituição anfitriã, Cônego Walfran Fonseca, falou sobre o trabalho realizado pela Casa para Velhice Luiza de Marillac no cuidado com as idosas residentes, e convidou o público a refletir sobre a passagem do tempo e o envelhecimento. 

“Conseguimos muitas melhorias em benefício das nossas idosas. Com a Nota Fiscal Cidadã, adquirimos equipamentos e realizamos melhorias significativas. Para nós, é uma grata satisfação participar de uma campanha que atua em benefício daquelas pessoas mais vulneráveis em nosso estado”, afirma o Cônego. 

Abrigo São Vicente de Paulo 

Dentre as 90 instituições que foram sorteadas, a grande vencedora foi o Abrigo São Vicente de Paulo. O presidente da instituição, Jean Clemente Rocha, explicou que o abrigo é mantido principalmente por meio de doações e reforçou a importância da Nota Fiscal Cidadã. 

“A NFC tem contribuído muito com todas as mudanças estruturais que temos feito, pois nosso recurso é bastante limitado. Com esses sorteios, atualmente nossa instituição é outra, porque a gente conseguiu reformar a maioria dos ambientes, mudar de carro, comprar móveis novos. Conseguimos realmente mudar a qualidade de vida dos nossos residentes. Estamos agradecidos e felizes por esse sorteio”, afirmou o presidente. 

O Abrigo São Vicente de Paulo é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).  De caráter filantrópico, a instituição acolhe idosos do sexo masculino, priorizando aqueles com mais de 60 anos e sem família, bem como os que enfrentam situações de risco ou violência doméstica. O propósito do abrigo é garantir uma vida digna e de qualidade aos idosos sob seus cuidados, fornecendo assistência em termos de higiene pessoal, alimentação e saúde.

Informações adicionais

  • Chapéu NFC
  • Bigode Sorteio aconteceu na Casa para Velhice Luiza de Marillac, no bairro Tabuleiro dos Martins
  • Repórter Mariângela Martins

Informações adicionais

  • Chapéu COMPLIANCE
  • Bigode Iniciativa pioneira visa promover transparência e integridade na gestão fazendária
  • Repórter Mariângela Martins

Informações adicionais

  • Chapéu HOMENAGEM
  • Bigode Homenagem foi realizada com a apresentação do quarteto de cordas da Orquestra Filarmônica de Alagoas
  • Repórter Victor Xavier

Informações adicionais

  • Chapéu SORTEIO
  • Bigode Serão R$ 2 milhões sorteados entre os consumidores e entidades sociais cadastradas na Campanha
  • Repórter Mariângela Martins

Informações adicionais

  • Chapéu COMÉRCIO
  • Bigode Inconsistência de dados pode gerar recusa de nota fiscal. Cadastramento e atualização do GTIN devem ser feitos no site do Cadastro Nacional de Produtos (CNP)
  • Repórter Matheus Guilherme

Informações adicionais

  • Chapéu NFC
  • Bigode Procedimento é feito online de forma muito simples
  • Repórter Victor Xavier
Página 1 de 146