Terça, 14 March 2023 13:20

Governador reforça compromisso em manter salários em dia e de mais investimentos para Alagoas

“Vamos continuar fazendo um governo com transparência, que tem responsabilidade fiscal para manter os salários dos servidores em dia, pagando os fornecedores em dia. E,  sobretudo, na área fiscal ter empatia para oferecer condições de promover o desenvolvimento econômico-social e melhorar a vida das pessoas”. A afirmação foi do governador Paulo Dantas, em seu discurso, na solenidade de posse da secretária de Estado da Fazenda, Renata dos Santos; e do secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino Ponciano Nepomuceno, nesta terça-feira (14), no salão Aqualtume, no Palácio República dos Palmares.

Além dos secretários, tomou posse a nova equipe técnica da Sefaz: o secretário especial da Receita Estadual, Francisco Luiz Suruagy Mota Carvalho; o superintendente especial do Tesouro Estadual, João Pedro Meira Reis; o superintendente de Finanças, Epson Acioly Silva; e a  superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra da Silva Vieira.

Paulo Dantas assegurou que o Estado está pronto para continuar no caminho do desenvolvimento econômico e social e demonstrou sua confiança na nova equipe econômica.  “Temos um time extremamente qualificado. A Renata {dos Santos} tem experiência, foi secretária do Tesouro Estadual, de Planejamento e é uma profissional extremamente respeitada aqui e fora de Alagoas. Tenho certeza de que ela vai fazer um excelente trabalho, organizar e incrementar as receitas  do Estado e vai em busca de receitas extraordinárias. Por isso, a certeza é de que teremos um ano de mais investimentos com recursos próprios para dar continuidade a todos nossos programas e projetos”, destacou o governador.

Paulo acrescentou que, ao nomear a secretária Renata dos Santos para a Sefaz, ela dará ainda mais protagonismo a mulher alagoana em seu governo.

Antecipação salarial e concursos

O governador também enalteceu a capacidade técnica do novo secretário de Planejamento, Gabriel Albino, que já fazia parte da equipe da Seplag na gestão da ex-secretária Renata dos Santos.  “Vamos continuar antecipando o pagamento de salários, como fizemos em fevereiro, quando pagamos no dia 17, 11 dias antes do dia 28, último dia do mês”, lembrou o governador, acentuando que o estado vai continuar também com a agenda de concursos públicos como para delegados e para Emater.  “O papel do Gabriel {Albino} e da Renata {dos Santos} é fundamental para o Estado de Alagoas continuar servindo de referência para tantas áreas. E para que as boas iniciativas do Governo de Alagoas sejam seguidas por outros estados e até pelo governo federal”, completou o governador.

Bastante emocionada, a nova secretária da Fazenda, Renata dos Santos, afirmou que vai dar continuidade ao trabalho realizado pelo ex-secretário George Santoro e manter o estado com as finanças equilibradas. “George {Santoto} fez um grande trabalho, reconhecido nacionalmente e internacionalmente, mas já passei pela Secretaria da Fazenda, do Planejamento. O grande desafio é manter o mesmo nível  de investimento, que  é um grande índice, de 10% da receita corrente liquida, algo que não acontece  no país, praticamente em nenhum estado, só nós e o estado do Ceará temos essa consistência de manter esse nível de investimento”, destacou Renata. Ainda em seu discurso de posse, ela agradeceu o apoio dos servidores tanto do Planejamento, como da Fazenda, para que pudessem executar um trabalho de excelência.

Planejamento participativo

O governador também agradeceu pelo excelente trabalho realizado pelo ex-secretário da Fazenda George Santos na Sefaz nos últimos oito anos e meio. “Passamos por um grande desafio à frente da Secretaria da Fazenda, mas acredito que houve um salto qualitativo, porque temos uma equipe engajada e comprometida para prestar bons serviços e estar mais próximo aos contribuintes”, afirmou Santoro, em sua despedida.

Já o novo secretário de Planejamento, Gestão e Finanças, Gabriel Albino, disse que uma das prioridades de sua gestão será iniciar processo de execução do planejamento participativo. “A Seplag está bem estruturada. Estava lá como braço direito da secretária Renata, tive oportunidade de acompanhá-la como presidente da Comissão de Transição de governo, quando fechamos o relatório de mapeamento do estado. Agora vamos começar a agenda do plano plurianual, a partir deste mês, para construção do planejamento dos próximos quatro anos, capitaneado pelo governador Paulo Dantas, que nos pediu para que percorrêssemos todo o estado para dar início à construção do planejamento participativo, fazendo oficinas com todos os órgãos e entender os desafios e construir as políticas públicas”, ressaltou o secretário.

Sobre o calendário de concursos públicos, Gabriel Albino disse que está se debruçando nos relatórios da transição de governo, reconhecendo que há gargalos em alguns anos e vai analisar com a secretária da Fazenda os impactos econômicos desses concursos, mas que o Estado irá manter o diálogo com o funcionalismo público.

O deputado estadual Wanderley Neto falou em nome dos deputados presentes à solenidade, afirmando a importância do trabalho em equipe. “Sem uma boa equipe, um cirurgião não consegue fazer uma boa cirurgia”, disse o parlamentar,  em uma analogia com seu trabalho como médico. “O que vemos aqui é a importância de um trabalho coordenado, que tem um objetivo, um caminho, que busca sempre a qualidade e eficiência e a Secretaria da Fazenda estabeleceu nos últimos anos um conceito para ser seguidos por outros órgãos”, enfatizou.