Sexta, 18 November 2022 18:00

Projetos da Sefaz Alagoas são finalistas em prêmio tributário de âmbito nacional

Metade dos projetos escolhidos são de Alagoas. Metade dos projetos escolhidos são de Alagoas. Ascom Sefaz
Os projetos da Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) “Atendimento Virtual Integrado (Nise)”, “Cálculo Automático: Cobrança DF-e” e “Autorregularização: Malha Fiscal” estão entre os finalistas do Prêmio Tributare. A lista dos ganhadores desta etapa foi divulgada nesta sexta-feira (18). Neste primeiro momento são apresentados os seis escolhidos entre as iniciativas inscritas.

O resultado final e a solenidade de entrega das premiações ocorrerá no dia 29 deste mês, de forma presencial na Embaixada de Portugal, em Brasília. Na oportunidade, serão anunciados os vencedores da primeira edição do Tributare que comemora os dez anos do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, realizado pela Associação Nacional de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite).

O Prêmio Tributare visa estimular as boas práticas no âmbito das administrações tributárias que contribuem para o aprimoramento da justiça fiscal e do relacionamento fisco-contribuinte.

A Comissão Julgadora dos projetos inscritos contou com a participação de oito profissionais de destacada trajetória em instituições que atuam com as questões fiscais e tributárias.

Segundo o secretário especial da Receita Estadual Sefaz-AL, coordenador Geral do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat) e membro da comissão julgadora do Prêmio, Luiz Dias, foi um prazer ser convidado para compor a banca. Ao enfatizar a importância do evento que premia os projetos que visam trazer mais inovação para as Secretarias de Fazenda, assim como simplificar a vida do contribuinte, Dias fala da alegria de ver metade dos projetos escolhidos serem de Alagoas.

“Fiquei bastante feliz de que três dos seis finalistas são alagoanos. Isso mostra que o trabalho que a equipe vem desempenhando está sendo reconhecido nacionalmente. Espero que outros projetos como esses sejam desenvolvidos aqui no estado de Alagoas”, enfatiza.

Os critérios seguidos pela comissão julgadora para selecionar os seis finalistas foram: se os projetos inscritos possuíam os atributos de aderência as boas práticas de administração tributárias reconhecidas internacionalmente; se o projeto beneficia a sociedade com os resultados de sua implementação; se possui características de exportabilidade – entendida a vocação para que a medida seja aplicada em outras administrações tributárias; se gera satisfação aos usuários e se possui alcance social e característica de gerar desburocratização.

Jaime Roberto, finalista com o projeto “Atendimento Virtual Integrado (Nise)” da Sefaz-AL, conta que está contente com a colocação e aguarda a premiação que será entregue no final do mês com a possibilidade de ficar entre os três melhores nacionalmente.

“Resolvemos participar porque vimos um potencial grande nos projetos da Sefaz Alagoas e agora estamos na expectativa de estar entre os três melhores, mas o fato de estar entre os seis já é uma grande conquista para todos”, ressalta.

Roberto destaca ainda que toda a equipe do projeto “Nise” está de parabéns, assim como os demais que também participaram e que agora  aguardam o desfecho final.

Os finalistas alagoanos

Jaime Roberto Campos Vieira dos Santos

Projeto: Atendimento Virtual Integrado (Nise)

Nise foi criada pra oferecer serviços fazendários com total segurança para a sociedade alagoana. Disponível para o público 24h por dia, 7 dias na semana, inclusive em feriados. Todos os serviços fazendários disponibilizados podem ser conferidos na página da Nise, acessando:sefaz.al.gov.br/nise/servicos-disponiveis

Você pode acessar a Nise em www.sefaz.al.gov.br ou pelo Telegram: @nise_sefaz_al_bot.

Sidney Guimarães de Souza
CÁLCULO AUTOMÁTICO: COBRANÇA DF-e

O projeto implantado nos postos fiscais de todo território alagoano possui a capacidade de analisar e calcular notas fiscais de forma on-line, assim o valor do tributo já é calculado e disponibilizado antes da mercadoria chegar no posto fiscal na fronteira do estado.

Solon Loureiro Ferreira
Autorregularização: Malha Fiscal

O projeto Malha Fiscal produz informações padronizadas para o contribuinte sobre as transações fiscais realizadas por estes, bem como a execução e o controle da ação fiscal aprimorando a relação fisco-contribuinte, por meio de procedimentos de autorregularização.