Sexta, 19 November 2021 18:02

Série de palestras da Sefaz Alagoas acontece em 11ª edição do Governo Presente

Iniciativa aconteceu no auditório do Instituto Federal de Alagoas, localizado no município de Maragogi Iniciativa aconteceu no auditório do Instituto Federal de Alagoas, localizado no município de Maragogi Karyne Gomes

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL) promoveu uma série de palestras nesta sexta-feira (19), durante a 11ª edição do Governo Presente. A iniciativa aconteceu no auditório do Instituto Federal de Alagoas, localizado no município de Maragogi, e propôs ampliar o conhecimento dos cidadãos do litoral norte sobre a atendente virtual ‘Nise’, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e as malhas fiscais.

O evento abordou as principais dúvidas dos contadores e comerciantes locais a respeito dos serviços disponibilizados pela Sefaz Alagoas. Primeiro tema foi o SEI usuário externo, demonstrando a facilidade em manusear o sistema, além de dispensar o deslocamento até a secretária para resolver demandas administrativas e/ou fiscais.

Outro ponto abordado foi o Atendimento Virtual Integrado, expondo o desempenho da chatbot ‘Nise’ através dos números de atendimentos realizados, bem como concluídos de modo satisfatório. Na ocasião, também foram apresentadas as malhas fiscais, que visam sinalizar pendências sem nenhuma autuação.

O secretário especial da Receita Estadual, Luiz Dias, enfatiza que esse evento propôs interiorizar o conhecimento para as pessoas. “É de extrema importância para a região, pois expande o aprendizado sobre obrigações tributárias, além de explicar em qual canal deve-se procurar para sanar questionamentos”.

O superintendente especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy, reforça que a ação estreita ainda mais o relacionamento entre a sociedade e o Fisco alagoano. “Oportunidade de sanar dúvidas e entender como funciona as malhas fiscais, por exemplo, já que abordamos os tipos e os cruzamentos de informações”.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade, José Vieira, o diálogo com a Sefaz segue contínuo e gerando bons frutos. “A parceria entre os Órgãos é importantíssima, pois enquanto nós ganhamos conteúdo e informações precisas a Sefaz passa a ter um feedback de quem lida diretamente com o cliente e com as plataformas. Juntos somos mais fortes, a contabilidade Alagoana só tem a ganhar com essa parceria”, colocou.

O contador Jackson Queiroz, que acompanhou a palestra, reforçou a importância desse diálogo com a Fazenda. “Pudemos conhecer as novidades que o governo está apresentando e que facilita ao contribuinte. Inclusive, foram abordados assuntos como Profis e a extinção da DAC, que são ações que aproxima a classe contábil junto com a Sefaz. A secretaria está oferecendo o apoio com esta criação do canal de comunicação e de resoluções de problemas. Parabenizo a todos os envolvidos e também ao Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas”, afirmou.