Vacina AL: Governo destina R$ 31 mi para agilizar imunização e distribuir cestas básicas - SEFAZ - Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas

Terça, 06 April 2021 14:57

O governador Renan Filho anunciou, na manhã desta terça-feira (06), a criação do Programa Vacina Alagoas. A iniciativa tem como objetivo auxiliar e incentivar os municípios para que acelerem a imunização de suas populações contra a Covid-19. Serão investidos mais de R$ 31 milhões na distribuição de 250 mil cestas básicas a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e em ações voltadas à agilização do processo de vacinação.

“O Estado reedita uma das medidas que já tomou em outros momentos da pandemia para minimizar os impactos do coronavírus, sobretudo entre os mais pobres”, disse o governador, que vai destinar R$ 20 milhões para a aquisição e distribuição de alimentos às famílias carentes.

“Além disso, vamos destinar R$ 11,3 milhões para oferecer uma ajuda de custo aos municípios alagoanos, de maneira que possam aumentar as equipes, adquirir mais equipamentos, alugar veículos e, assim, agilizar a vacinação”, acrescentou Renan Filho.

Ele ressaltou que Alagoas já é um dos Estados mais eficientes no trabalho de imunização de sua população contra a Covid-19 e que o novo programa pretende intensificar ainda mais os esforços no sentido de fazer a vacina recebida chegar o mais rapidamente possível ao braço do cidadão, em todas as cidades. Aquelas com até 50 mil habitantes receberão R$ 100 mil e as com mais de 50 mil moradores, R$ 200 mil.

“Os municípios vão receber 50% desses recursos. A segunda metade só será destinada ao município que atingir 90% do uso das doses recebidas. Isso é um desafio para os prefeitos e vai estimular que cumpram bem o papel de vacinar a população. Vamos, ainda, divulgar um ranking para que o cidadão de cada cidade tome conhecimento de como anda a vacinação em seu município. Isso vai estimular que a população cobre do seu gestor municipal mais agilidade”, citou.

O anúncio do programa aconteceu durante solenidade semipresencial no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares e contou com os secretários de Estado da Saúde, Alexandre Ayres; da Fazenda, George Santoro; e do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques; além do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley.

O secretário da Fazenda, George Santoro, explica que, desde o início da gestão, foi feito um trabalho muito forte no Estado, conseguindo ter condições financeiras para dar suporte às áreas de saúde e assistência social que é o que mais importante nesse momento: ter disponibilidade de recurso para enfrentar essa pandemia com maior rapidez possível.

"É muito importante o Estado viabilizar as ações da área de saúde e da assistência social nesse momento mais intenso da pandemia. Eu acho que o Estado tem que aparecer nesse momento, viabilizar a vacinação de uma maneira mais ágil para a economia poder retomar seu fluxo normal. A vacinação é fundamental para que a economia volte a funcionar normalmente", ressalta.

Veículos

Na ocasião, o governador e o secretário de Estado da Saúde fizeram a entrega de dez caminhonetes aos municípios de União dos Palmares, Chã Preta, Marechal Deodoro, Viçosa, São Miguel dos Campos, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema e Passo do Camaragibe.

Os veículos serão utilizados nas atividades das equipes do Programa Saúde da Família (PSF) da zona rural dos municípios contemplados e nas ações de vacinação contra a Covid-19. Alexandre Ayres revelou que o Governo do Estado vai, ainda, adquirir novas ambulâncias neste mês de abril, que também serão distribuídas aos municípios alagoanos.

“Essa é mais uma demonstração do Governo de Alagoas, que não tem se omitido no enfrentamento da pandemia. As ações têm sido tomadas e a gente tem auxiliado os municípios alagoanos nessa batalha”, afirmou Ayres, ao se referir ao Programa Vacina Alagoas. “O governador, sensibilizado com essa dificuldade por que passam os municípios, decidiu aportar esses recursos do Tesouro Estadual para que a gente possa acelerar a vacinação”, acrescentou.

O presidente da AMA destacou o trabalho conjunto desenvolvido pelo Governo do Estado e os municípios alagoanos no enfrentamento à pandemia em Alagoas. “O governador Renan Filho, mais uma vez, acerta com esse olhar apurado que tem das dificuldades que os municípios enfrentam para que possamos, ainda mais, estruturar as nossas casas vacinais, investir nas equipes que estão na linha de frente e avançar na vacinação”, declarou Hugo Wanderley.