Sefaz AL se reúne com setor contábil para tratar sobre ferramentas tecnológicas do órgão - SEFAZ - Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas

Terça, 10 November 2020 17:04

Sefaz AL se reúne com setor contábil para tratar sobre ferramentas tecnológicas do órgão Ascom Sefaz

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL) realizou, na última semana, mais uma reunião com a Comissão de Contadores do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC-AL). Por meio de uma videoconferência, a ação teve como principal objetivo esclarecer as principais dúvidas dos representantes do setor contábil alagoano sobre os procedimentos da Secretaria.

O encontro contou com a participação de quatro gestores técnicos da Sefaz nas seguintes áreas: Programa de Recuperação Fiscal (Profis), Atendimento pela Assistente Virtual Nise, ferramenta Cálculo Automático e Mercadorias em Trânsito.

Na oportunidade, o superintendente de Crédito Tributário, Cadastro e Articulação Regional, Leopoldino Melo, reforçou a necessidade de atualização tecnológica e tendência de digitalização de serviços - fator intensificado pela pandemia da Covid-19.

“Estamos sempre buscando melhorar os nossos serviços em prol de uma situação de facilidade para todos. Atender através de ferramentas automáticas e virtuais promove facilidade, além da segurança do servidor, contribuinte e seus representantes no cenário de disseminação do novo Coronavírus”, ressalta.

Na ocasião, o Chefe de Crédito Tributário da Gerência de Arrecadação e Crédito Tributário (Gerac), Ivaldo Pimentel, esclareceu questões sobre o Programa de Recuperação Fiscal (Profis) disponível de forma totalmente digital. Além disso, destacou a importância do acesso aos materiais de orientação disponibilizados no site da Sefaz, como a Cartilha do Profis 2020, para facilitar o acesso aos serviços.

“Esses encontros são indispensáveis para esclarecer dúvidas de forma geral, além de estreitar mais o relacionamento entre a Sefaz e entidades de classe, como o CRC-AL - que está estritamente ligado ao contribuinte”, afirma.

Para o representante do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-AL), Jordão Vieira, o canal de comunicação com os gestores através do grupo do Contribuinte Arretado permite uma ajuda mútua entre a classe contábil, contribuinte e a Sefaz na resolução de problemas dos sistemas.

“Foi uma reunião muito positiva na qual muitas dúvidas foram sanadas. Saímos empenhados em avançar e melhorar a agilidade dos processos”, destaca.

O evento atendeu ao pedido da categoria para que houvesse uma melhor compreensão e facilitação dos serviços junto a Secretaria da Fazenda. As reuniões ocorrem mensalmente, porém há a realização de encontros extras conforme notada a necessidade das entidades de classe.

“O Programa Contribuinte Arretado firma esse canal de relacionamento para diminuir as dificuldades dos contribuintes e seus representantes. Por meio dos nossos grupos de suporte, estamos sempre de olho nas necessidades, sobretudo no acesso aos novos sistemas disponibilizados” enfatiza a líder do Programa e auditora fiscal da Receita Estadual, Elka Gonçalves.

Sobre o Programa Contribuinte Arretado

Instituído pela Lei nº 8.085/18, o Programa Contribuinte Arretado da Sefaz-AL é pioneiro na região nordeste e tem como objetivo estreitar os laços e bonificar as práticas no sistema tributário, além de desburocratizar o tempo de cumprimento das obrigações.