Secretário Luiz Dias é o novo coordenador do Encontro Nacional de Administradores Tributários - SEFAZ - Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas

Terça, 13 October 2020 13:00

(0 votos)
Dias afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho realizado pelo coordenador anterior, oportunizando a troca de experiências entre os Fiscos Dias afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho realizado pelo coordenador anterior, oportunizando a troca de experiências entre os Fiscos Ascom Sefaz

O secretário especial da Receita do Estado de Alagoas, Luiz Dias, assume a coordenação do Encontro Nacional de Administradores Tributários (Encat). O titular substitui, a partir de agora, o auditor fiscal da Secretaria da Fazenda (Sefaz) da Bahia, Eudaldo Almeida.

Luiz Dias explica que a utilização de ferramentas eletrônicas estará mais presente no dia a dia das ações tributárias, incluindo as atividades realizadas pelo Encat. “No pós-pandemia, teremos uma metodologia diferente de trabalho. Vamos ter mais reuniões virtuais que proporcionarão maior celeridade nas resoluções, por evitar o deslocamento dos técnicos e administradores tributários para um único local, mas também teremos encontros presenciais que são importantes para fortalecer as relações profissionais”.

Dias afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho realizado pelo coordenador anterior, oportunizando a troca de experiências entre os Fiscos. “Eudaldo conseguiu extrair o máximo de todos nesses 18 anos à frente do Encat. Foram muitos projetos de sucesso com uma integração perfeita entre os participantes. Ele é um líder nato, um visionário, uma pessoa que me envaidece poder substituí-lo. Ser escolhido entre tantos grandes nomes que compõem o grupo para mim é uma honra que se estende para o estado de Alagoas que me permitiu demonstrar que posso assumir esse desafio”.

Currículo

Luiz Dias de Alencar Neto atuou como líder estadual e nacional da Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final (NFC-e) e coordenou o estudo para implantação da Sefaz Interestadual Tributária, no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

De junho de 2016 a janeiro de 2017, exerceu a função de secretário executivo da Receita da Sefaz Amazonas, sendo responsável por diversos projetos de modernização da administração tributária, como a implantação dos Grupos Especializados de Fiscalização (GEFs) e a utilização da Auditoria em Tempo Real (ATR).

Após ser cedido pela Sefaz-AM, atua como secretário especial da Receita Estadual de Alagoas, colaborando com a modernização do órgão, ao ajudar a implantar vários projetos nacionais acompanhados no Encat e outros fóruns de atualização.

Nota Fiscal Eletrônica

Como líder estadual e nacional da Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final (NFC-e), Luiz Dias foi o responsável pela emissão da primeira Nota Fiscal Eletrônica do país, uma sistemática criada para reduzir os entraves administrativos enfrentados pelos empresários do Brasil e modernizar os sistemas de informação, ampliando a capacidade de atendimento das unidades.

O modelo nacional de documento fiscal eletrônico substituiu o processo de emissão do documento fiscal em papel, com validade jurídica garantida pela assinatura digital do remetente, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes, além de permitir o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco.

Encat

O Encat reúne representantes das Secretarias de Fazenda, Finanças, Receitas ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal e ocorre em diferentes lugares no período quadrimestral. Durante a reunião, autoridades, técnicos, representantes da sociedade e formadores de opinião debatem os assuntos de maior relevância à época da reunião.

O intuito deste encontro nacional é desenvolver as melhores práticas para a modernização da administração tributária. O Encat faz a gestão dos documentos eletrônicos, como: Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica(NFC-e), Conhecimento de transporte e Manifesto de cargas.

Recentemente, foi implantada a Plataforma de Consulta da Fatura Eletrônica (PLAC Fat-e), que é um serviço especializado para consultas e registros de informações de vendas a prazo extraídas das NF-e e consolidadas nas chamadas Faturas Eletrônicas (Fat-e).

• Chapéu: NO COMANDO
  • Bigode: O responsável pela emissão da primeira Nota Fiscal Eletrônica assume o desafio com entusiasmo, representando Alagoas no cenário brasileiro
  • Repórter: Tatyane Barbosa
Ler 95 vezes Última modificação em Quarta, 14 October 2020 18:00