Sexta, 17 December 2021 12:16

Palestras sobre atendimento virtual, SEI e Malha Fiscal marcam participação da Sefaz Alagoas no Governo Presente

Evento foi realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas em Arapiraca. Evento foi realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas em Arapiraca. Ascom Sefaz

Com o objetivo de tirar dúvidas de contadores e contribuintes da Região do Agreste de Alagoas, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL) promoveu, nesta sexta-feira (17), uma série de palestras sobre a atendente virtual Nise, o Serviço Eletrônico de Informações (SEI) usuário externo e a Malha Fiscal. A ação fez parte da programação do órgão na 12ª edição do Governo Presente e foi realizada no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), localizada em Arapiraca.

O evento contou com a participação de contribuintes, contadores, sociedade civil e servidores fazendários. Durante a abertura, o Secretário da Fazenda, George Santoro, reforçou a importância de estreitar ainda mais o relacionamento entre a sociedade e o Fisco alagoano. George Santoro lembrou o processo de modernização do órgão nos últimos anos e, com isso, a facilidade no trabalho dos profissionais que necessitam dos serviços fazendários.

O evento abordou as principais dúvidas dos contadores e comerciantes locais a respeito dos serviços disponibilizados pela Sefaz Alagoas. Primeiro tema foi o SEI usuário externo, demonstrando a facilidade em manusear o sistema, além de dispensar o deslocamento até a secretária para resolver demandas administrativas e/ou fiscais.

Outro ponto abordado foi o Atendimento Virtual Integrado, expondo o desempenho da chatbot ‘Nise’ através dos números de atendimentos realizados, bem como concluídos de modo satisfatório. Na ocasião, também foram apresentadas as malhas fiscais, que visam sinalizar pendências sem nenhuma autuação.

Um dos palestrantes foi o líder do Projeto Estratégico do Atendimento Virtual Integrado, Jaime Roberto, que fez uma apresentação sobre a atendente virtual do órgão, a Nise, explicando como o chatbot funciona e quais serviços fazendários estão disponíveis. “Foi um momento para esclarecer dúvidas sobre a Nise e mostrar o desempenho dela para a sociedade alagoana”.

“Reforcei para os contribuintes e contadores como eles podem fazer o cadastro pelo site do SEI Alagoas em https://portal.sei.al.gov.br/. Informei o passo a passo, os documentos necessários e como pode ser feito pela atendente Nise”, declarou o superintendente de Crédito Tributário, Cadastro e Articulação Regional, Leopoldino Mello.

O presidente da Ascontal e conselheiro do CRCAL, Jordão Vieira, ressaltou a importância da interação da Fazenda com toda a classe contábil. “Essa constante comunicação entre Sefaz e CRC tem ocorrido ao longo de toda a gestão se destaca pelas conquistas, ajuda mútua. A palestra mostra à toda sociedade a homologação de ações do fisco analisadas de mão dupla, ou seja, pela contabilidade que conhece a realidade e pelo Fisco que nos dá a oportunidade de trazer sugestões e assim realizarmos um trabalho de autorregularização, melhorando a vida do contabilista, do empresário e da economia do estado”, concluiu.