Sexta, 05 November 2021 11:41

Sefaz Alagoas realiza Oficina de Educação Fiscal em escola pública de Maceió

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) irá realizar a “Oficina da Pipoca” sobre Educação Fiscal com cerca de 180 alunos do 1° ao 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Maria José Carrascosa, localizada no bairro Poço, em Maceió, nos dias 9 e 10 de novembro, das 8h às 17h (horário de Brasília).

“É um marco importante, pois será a escola piloto do Município de Maceió. Este trabalho existe em vários municípios e em Escolas Estaduais. A Oficina da Pipoca já foi realizada na Escola Estadual Tereza D’Ávila, por exemplo. Diante da pandemia, estivemos um tempo sem atividades presenciais”, explica o Coordenador Pedagógico do Programa de Educação Fiscal (PEF), Yuri Miranda.

As crianças vão receber noções sobre o tributo através de uma dinâmica na qual podem receber dinheiro de brinquedo ao acertarem as perguntas feitas e podem fazer uso dessa quantia comprando um pacote de guloseimas, incluindo pipoca.

Cada aluno vai exercer um papel na brincadeira, como vendedor, dono da loja e representante do governo (fisco). Ao final do momento, as crianças irão escolher qual serviço desejariam empregar os recursos dos impostos, fechando o ciclo da arrecadação e do gasto do tributo.